Você sabe o que é o Albinismo?

Ciência & Saúde

 

O albinismo é uma condição de saúde que leva a deficiências de pigmentação e outros problemas dela decorrentes. Com isso, partes do indivíduo são completamente brancas. Vamos entender melhor como isso acontece?

 


Criança com albinismo pode ser identificada visualmente
[Criança com albinismo precisa de vários cuidados para se desenvolver com saúde. Imagem: Instituto de Olhos da Amazônia (IOA) | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os primeiros organismos identificados que se alimentam de vírus

 

» Como detectar doenças nos ossos?

 

» Você sabe o que é alopecia?

 

O QUE ACONTECE?

 

O albinismo ocorre por deficiência da enzima tirosinase, necessária à produção da melanina. A melanina é uma substância marrom-escura produzida nos melanócitos e que dá cor à pele, cabelos, pelos e olhos. Ela funciona como protetor dos raios solares.

 

Se o corpo produz pouquíssima melanina, diz-se que ocorreu tirosinase-positivo. Se não há produção, tirosinase-negativo. 

 

Quanto menor for a produção de tirosinase e, por conseguinte, melanina, maior a chance de lesões ou câncer de pele, queimaduras ou deficiência de visão. Pode levar à cegueira.

 

TIPOS

 

O albinismo pode ser de dois tipos:

 

× Óculo-cutâneo: aquele que afeta tanto pele quanto olhos.

× Ocular: afeta exclusivamente os olhos, vindo com astigmatismo, hipermetropia, estrabismo e fotofobia (sensibilidade à luz).

 

CAUSA GENÉTICA

 

O albinismo é de origem genética, sendo característica recessiva. Ele se manifesta quando pai ou mãe possuem o gene, mas sem apresentar sintomas.

 

Segundo dado do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América, apresentado no portal Drauzio Varella, são dezessete mil pessoas no mundo que têm albinismo, sem distinções de gênero, raça ou cor.

 

CUIDADOS PESSOAIS

 

É muito importante que, assim que for detectado o albinismo, que comece o tratamento médico. Também é preciso ser rígido com os cuidados de saúde, para evitar problemas graves como os citados.

 

É preciso, dentre outros cuidados:

 

× Evitar ao máximo a exposição solar, tanto direta (andar ao ar livre) como indireta (luz refletida ou dentro de ambientes).

× Quando não é possível evitar a luz, usar roupas protetoras (com trama bem fechada)8 e chapéus com abas.

× Todas as pessoas com albinismo devem usar óculos escuros com grau definido pelo oftalmologista.

× O protetor solar é não só recomendado, como toda pessoa, mas essencial. Deve-se aplicar 30 min antes de sair.

× Não esquecer da reaplicação do protetor solar.

 

O albinismo não é contagioso e não prejudica outros órgãos, sendo possível um desenvolvimento intelectual e cognitivo pleno.

 

VIDA SOCIAL E DESAFIOS

 

Como qualquer outra ideia sobre albinismo não faz sentido, é preciso que a pessoa albina seja muito amada em sua família e aprenda o valor do cuidado. Fora dela, amigos e colegas de aula precisam entender o que realmente significa o albinismo, para deixar de lado o preconceito.

 

Na escola, a falta de visão precisa ser compensada. Deve-se consultar o oftalmologista, usar óculos e, além disso, proporcionar os lugares mais à frente para quem vive o albinismo.

 

Na vida social, porém, algumas atividades acontecem ao ar livre, enquanto outras podem ser feitas sem problemas. A vida social da pessoa com albinismo sempre vai ter de ser planejada segundo essa ideia.

 

RETRATO NA FICÇÃO

 

Na ficção, a novela das nove, Terra e Paixão, retrata a condição no personagem Cristian, interpretado pelo ator Felipe Melquiades. O ator mirim não apenas interpreta uma criança albina, como verdadeiramente é uma.

 

Em reportagem do Fantástico, o ator contou que sempre tem os cuidados com a pele, óculos e os demais necessários. Com esses cuidados, tudo corre bem.

 

E QUANDO A DOENÇA É A ALOTRIOFAGIA?

 

A alotriofagia é uma doença que pode se manifestar em alguns momentos da vida, e tão importante quanto identificar é saber o que desencadeou. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda que doença é essa e por que ela recebe o nome popular de Síndrome de Pica:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A Alotriofagia ou Síndrome de Pica

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários