Diferentes gerações: nomes e características

Cultura e comportamento

 

A divisão por gerações permite entender um pouco mais sobre como as pessoas são, quais seus hábitos de vida. Sempre há generalizações, claro, e nem todos se enquadram nesse modelo, mas é sempre interessante falar em gerações, mais ainda da mistura delas.

 

Que tal saber mais a respeito? Começaremos lá atrás, mais ou menos no período da crise de 1929.

 


Muitas pessoas da família
[Várias gerações em fotos. Imagem: svklimkin | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Galo velho, por Trio Parada Dura

 

» Criança não namora nem de brincadeira

 

» Por trás de um espírito revolucionário...

 

A GERAÇÃO SILENCIOSA - 1925 A 1942

 

Essa geração inclui pessoas com mais de 75 anos. Elas vivenciaram ou o período da Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial, diretamente ou suas consequências.

 

É uma geração que gosta de estar com a família e deseja cuidar da saúde. Do ponto de vista da tecnologia, nem sempre é muito fã de equipamentos mais complicados, mas pode gostar de uma rede social, uma mensagem de WhatsApp ou um vídeo no Reels.

 

BABY BOOMERS - 1945 A 1964

 

Eles vieram depois da Segunda Guerra Mundial. Esse nome vem do chamado "baby boom" ou "explosão de bebês". A taxa de natalidade cresceu muito e, com ela, todo o consumo das famílias, que foi progredindo com o crescimento das crianças.

 

A entrada no mercado de trabalho dessa geração foi na década de 1970. Diferentemente da Europa e dos EUA, como o Brasil teve uma crise econômica no final da década, o que tornou os baby boomers brasileiros mais conservadores.

 

Baby boomers, em geral, valorizam a família, buscam estabilidade financeira e são avessos a mudanças. Eles também têm um foco no trabalho como um meio de realização pessoal, e querem conquistar o que seus pais perderam com a guerra.

 

GERAÇÃO X - 1964 A 1980

 

Os integrantes da chamada Geração X, que sucedeu os baby boomers, vieram entre os anos 1964 a 1980. Eles também gostam de usos mais simples de internet e redes sociais como o WhatsApp.

 

Na área profissional, buscam mais equilíbrio com a vida pessoal. Eles trabalham, mas não com todo o peso dado pelos antecessores, e talvez mais do que a geração seguinte.

 

Eles viram muitas mudanças tecnológicas. Diante disso, surge um certo receio de perder espaço no mercado de trabalho por não acompanhar tudo isso.

 

GERAÇÃO Y - 1980 A 1995

 

Essa geração nasceu em condições de maior estabilidade, algo que fortalece o empreendedorismo e a busca por uma forma diferente de lidar com o trabalho. Por outro lado, essa geração é muito qualificada em termos educacionais, mas pouco calejada para suportar as frustrações.

 

Segundo a Endeavor, para aproveitar o máximo dessa geração, pode ser interessante trabalhar com equipes com várias faixas etárias. É preciso estimular o contato para que todos contribuam com a organização.

 

A geração Y ainda esteve nos primórdios do computador pessoal e da conexão à internet em casa (falando do Brasil). Celular do tipo smartphone então foi uma realidade quase na maioridade, para os últimos dessa geração. 

 

GERAÇÃO Z - 1995 ATÉ HOJE

 

A geração Z se tornou um paralelo com a tecnologia. Sua visão é multiconectada, pensando em várias realidades e quebra de conceitos tradicionais de tempo e de espaço. Existem nômades digitais, empregos apenas no mundo virtual e até o metaverso dentro dessa geração.

 

São pessoas práticas, avessas a rótulos e que anseiam um mundo melhor. O estudo é um dos focos e o trabalho não é o maior foco pessoal, encarado como uma parte da vida. Idealismo é forte, assim como o senso de autonomia.

 

O QUE VEM POR AÍ?

 

A cada geração houve alguns marcos, como a Guerra, a vida pós-guerra, a evolução e crescimento econômico e social ao longo de gerações e, no último marco, a tecnologia. Talvez surja outro elemento forte que delimite uma geração em breve, mas precisaremos de algum tempo para definir.

 

CUIDADO COM AS DESCRIÇÕES DE COMPORTAMENTO

 

As descrições de comportamento por geração são uma ideia básica segundo o momento de vida que cada um nasceu, mas podem não ser uma verdade absoluta. Podemos ter pessoas experimentando na velhice o que não puderam ter antes, mesmo que sejam de outra geração. 

 

Se uma pessoa da geração Z está na faculdade, nada impede de uma pessoa sênior voltar aos estudos. Pode acontecer, também, de um jovem protelar sua vida acadêmica por escolha.

 

As gerações também podem ser vistas como arquétipos. Ficou curioso para saber o que é? Veja na sugestão de post a seguir.

 

E ESSA GERAÇÃO Z, CADA VEZ MAIS INDISCIPLINADA...

 

Não vemos que as gerações mais novas são cada vez mais indisciplinadas?! Será que é impressão ou é real? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, vamos refletir a respeito:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A juventude indisciplinada

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários