Empreendedorismo
O Movimento Empresa Júnior surgiu em 1967, na França. No Brasil, ele começou mais tarde, já no fim da década de 1980, início dos anos 1990. Atualmente, existem empresas juniores em várias instituições públicas e privadas espalhadas pelo país.
Uma empresa júnior, como o nome diz, seria uma empresa formada por jovens, com espírito empreendedor desde o começo de suas formações acadêmicas e profissionais. Muito mais do que isso, é uma experiência enriquecedora para todos.
[Reunião de negócios pode ser com refrigerante, não? As EJs desafiam a lógica quadrada. Imagem: StartupStockPhotos | Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Como criar um negócio na Internet?
» Ser ou não ser empreendedor - quais os benefícios ou sacrifícios?
» Incansáveis - resenha do livro
COMO FUNCIONAM AS EMPRESAS JUNIORES?
Nas empresas juniores, existe um professor universitário que guia e mantém viva a entidade. Ele é o responsável pelo vínculo entre universidade e a empresa.
Para a prestação de consultorias à comunidade, existem profissionais formados e com registro nos seus respectivos conselhos de classe que orientam o desenvolvimento dos trabalhos. Eles podem ou não serem professores da instituição, mas precisam ter a qualidade de saberem compartilhar seus conhecimentos, para que as consultorias funcionem bem.
Os orientadores nem sempre serão professores também por limitações de carreira, principalmente em instituições públicas. Várias carreiras de magistério exigem dedicação exclusiva, o que dificulta ter o professor nas consultorias: ele pode ensinar, mas não pode ser orientador oficial e responsável técnico.
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA ASSIM?
A grande vantagem é estimular jovens a terem conhecimento em suas profissões, ligando o que aprendem em seus cursos em vivências profissionais. Há, também, a possibilidade de consultorias a preços mais acessíveis e de boa qualidade.
As limitações quanto aos serviços prestados se assemelham a escritórios profissionais, dependendo do know-how dos profissionais orientadores. Quanto ao tempo, como é um processo ensino-aprendizagem, pode haver um pouco a mais de demora nas entregas, conforme a demanda existente.
ALGUNS EXEMPLOS DE EMPRESAS JUNIORES
Escritório Piloto de Engenharia Civil - UFSC
Empresa júnior que atua há 29 anos no ramo de Engenharia Civil. O EPEC desenvolve projetos de Engenharia, laudos de patologia, assistência técnica judicial, PPCI e outras soluções personalizadas.
Fluxo Engenharia - UFRJ
A Fluxo Engenharia é uma empresa júnior da UFRJ. Ela é formada por diferentes disciplinas de Engenharia e de Química, prestando consultorias nas áreas Civil, Mecânica, Elétrica e Química.
FEA Júnior - USP
A FEA Júnior é a empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Nessa empresa júnior, são prestadas consultorias a empresas de diferentes portes e setores visando maximização de resultados e soluções inovadoras.
A.C.E. Consultoria - UFPE
A A.C.E. Consultoria é ligada à Universidade Federal de Pernambuco. As soluções desenvolvidas por essa empresa júnior são baseadas em cinco pilares: estratégia e mercado, marketing e vendas, experiência, operações e finanças, em consultorias empresariais.
i9 Consultoria – UFSC
A i9 Consultoria desenvolve projetos em Engenharia Mecânica, sendo ligada à Universidade Federal de Santa Catarina. Ela desenvolve máquinas, produtos, protótipos 3D e revisa projetos e prototipação.
EJUDI Soluções Jurídicas - UFC
Essa empresa júnior faz parte da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Direito. Como o nome destaca, atua em consultorias na área jurídica.
EMPREENDEDORISMO ATÉ ANTES DA FACULDADE
Empreendedorismo é fundamental para a construção das novas gerações. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você revê um post onde falamos sobre a formação de crianças e adolescentes e o empreendedorismo:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Veja por que o empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!