Quais os tipos de projetos de construção que existem?

Variedades

 

Muitas pessoas, ao irem construir suas casas ou mesmo em reformas em condomínios, pedem nos escritórios de Engenheiros(as) Civis e/ou de Arquitetos(as) que desejam fazer o projeto de suas casas. Claro que os profissionais entendem o que cada pessoa está buscando, mas não existe apenas um tipo de projeto e, conforme a situação ou necessidade, um ou mais deles podem ser necessários ou não.

 

Neste post, iremos entender um pouquinho mais sobre os nomes de projetos de construção e o que eles significam. Você vai conhecer para casa ou prédio.

 


Projeto em papel
[Uma prancha de projeto arquitetônico. Imagem: Lorenzo Cafaro | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quais os palácios e residências oficiais de Brasília?

 

» Como escolher a pastilha cerâmica para minha casa?

 

» Incluindo as redes de descanso na decoração

 

PROJETO ARQUITETÔNICO

 

O projeto arquitetônico define a forma da construção. Ele é um dos primeiros projetos que são feitos para uma edificação, e todos os outros se guiam com base nele.

 

Por ser guia, diretriz dos outros projetos, é comum chamá-los de projetos complementares. Isso não significa que sejam menos importantes, apenas que vêm depois.

 

Num projeto arquitetônico, temos:

 

* Planta baixa dos pavimentos, com cotas, níveis de piso, códigos de esquadrias ou posição delas (tamanhos, peitoris, etc.), regiões em vazio, eventuais projeções de pavimentos superiores, numeração de degraus e outros detalhes adequados.

* Elevações, mostrando como serão todas as fachadas.

* Cortes, que são justamente planos que seccionam a construção e mostram detalhes importantes de seu interior, em um plano vertical.

* Situação e localização, que consistem em plantas que mostram como a construção se posiciona no terreno e como esse terreno está na quadra.

 

PROJETO DE ÁGUA FRIA

 

Água fria não quer dizer que é aquela água congelante do polo Norte, apenas que ela não passa por algum tipo de aquecimento. O projeto de água fria vai consistir na obtenção pela fonte (geralmente uma concessionária pública), o caminho até o reservatório (que pode ou não exigir bombas), e a distribuição de água dentro dos cômodos.

 

Nesse tipo de projeto, alguns cuidados envolvem: evitar colisão com outras instalações ou elementos estruturais, garantir pressão adequada e manter a potabilidade da água. Geralmente, as tubulações indicadas são de PVC.

 

PROJETO DE ÁGUA QUENTE

 

No caso da água quente, são acrescidos alguns elementos ao projeto de água fria e os dois terão pontos onde ocorre a junção das instalações para que se chegue a uma água morninha para o consumo. Nesse projeto, é prevista a passagem por um aquecedor (que pode ser a luz solar, a gás ou outros formatos) e uma tubulação em materiais como o PPR, que suportam temperaturas mais altas.

 

PROJETO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

 

Nesse projeto, são definidas duas partes:

 

* Coleta de esgoto nos cômodos, onde os efluentes são destinados a caixas de inspeção e direcionados ao tratamento e destinação.

* Tratamento e destinação, que pode ser necessário dentro do terreno quando não existe serviço público de tratamento.

 

No caso da coleta de esgoto dos cômodos, o projeto de instalações sanitárias busca colocar a ventilação necessária, evitar entupimentos e permitir a manutenção do sistema de coleta. E naqueles casos onde estamos em zona rural ou que sejam locais urbanos sem tratamento por concessionária, esse tratamento de água precisa acontecer dentro do terreno e, desse modo, o projeto dimensiona os tipos de tratamento e a disposição do efluente mais limpo dentro dele.

 

PROJETO DE COLETA DE ÁGUAS PLUVIAIS, COM OU SEM APROVEITAMENTO DA ÁGUA

 

 

Está chovendo muito
[Águas pluviais sobre o telhado. Imagem: Hans | Pixabay]


 

O projeto de coleta de águas pluviais define os pontos onde ela é captada nos telhados ou nos terraços abertos. Essa água precisa ter um destino diferente do esgoto, não podendo ser misturada.

 

Esse destino muda o projeto e precisa ser pensado para cada construção. Um destino possível é conectar ao coletor público de águas pluviais. O outro destino é o tratamento, armazenamento e aproveitamento para usos não potáveis, como regar planta, dar descarga do vaso sanitário e outros.

 

PROJETO ESTRUTURAL

 

O projeto estrutural consiste no dimensionamento das estruturas acima do solo. No Brasil, essas estruturas geralmente são em concreto armado moldado in loco, ou seja, é feita uma forma, inserida uma armadura de aço e depois colocado concreto fresco. Cada um desses elementos é tratado nesse projeto.

 

Existem também estruturas em metal, alvenaria estrutural e outros tipos de construção. Nesses casos, também são tipos de projeto estrutural.

 

PROJETO DE FUNDAÇÕES

 

O projeto de fundações envolve a estrutura abaixo do solo que irá suportar as cargas da construção, e a verificação se aquele solo consegue suportar as cargas. Esse projeto, portanto, envolve estrutura + solo, sendo os dois a fundação.

 

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 


Plugado na tomada
[Um equipamento por tomada, dimensionamento seguro. Imagem: Markus Spiske | Pixabay]


 

Esse é um projeto muito importante. O projeto de instalações elétricas vai prever condições de manutenções, dimensionamento adequado às cargas elétricas, posição de eletrodutos e pontos de utilização de tomadas, luzes e equipamentos com tomada exclusiva.

 

Um correto dimensionamento evita vários acidentes. Cabe ressaltar, também, o cuidado quanto ao risco de incêndio, que é reduzido com um projeto bem feito e depois bem executado.

 

PROJETO DE INSTALAÇÕES DIVERSAS (TELEFONE, INTERNET, CFTV, SMART HOME, ETC.)

 

Outras instalações que não sejam água e luz também podem ser necessárias. Em endereços comerciais, ainda podem existir números de telefone fixo. Também existem conexões à internet, CFTV (que são aquelas câmeras internas) ou os mais novíssimos recursos de casas inteligentes, que exigem adaptações de estrutura para funcionarem corretamente.

 

PROJETO DE INTERIORES

 

Era uma parte que eventualmente estava no projeto arquitetônico, mas foi se desmembrando em uma especialidade própria. O projeto de interiores define móveis, acabamentos internos, iluminação eventualmente (luminotécnico), tipos de forros, vegetação interna, dentre outros elementos dos interiores.

 

PROJETO DE PAISAGISMO

 

Também desmembrado do projeto arquitetônico mais completo, o projeto de paisagismo envolve elementos de exteriores como gramas, pavimentos e plantas com portes diversos, embelezando os jardins de casas ou áreas comuns de condomínios. É preciso saber do crescimento das plantas para evitar danos às construções.

 

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

 

O projeto preventivo contra incêndio se baseia no plano de prevenção contra incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Esse projeto busca favorecer o controle do fogo, quando possível, ou a saída segura dos ocupantes de um imóvel, a prioridade.

 

PLANO DE REFORMA RESIDENCIAL OU CONDOMINIAL

 


Condomínios precisando de plano de reforma
[Um condomínio residencial ao lado de uma edificação antiga. Imagem: NoName_13 | Pixabay]


 

    Um plano de reforma é um projeto diferenciado, voltado à reforma e manutenção de edificações, principalmente de condomínios. Ele pode contemplar a correção de manifestações patológicas, eventuais modernizações de fachada ou repinturas, adequações em edificações, dentre outras soluções.

 

Ele é uma garantia a mais para os proprietários e administradores. Os orçamentos devem partir do plano de reforma.

 

PROJETO LEGAL PARA APROVAÇÃO

 

É um tipo de projeto que deriva do arquitetônico, destinado à aprovação de projetos em órgãos de Prefeituras. A depender das regras dos órgãos, pode conter apenas as informações essenciais aos órgãos públicos, como taxas de ocupação ou coeficientes de aproveitamento, sem detalhamentos executivos ou outros elementos que não auxiliem na análise de projeto pelo órgão.

 

PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

 

Em alguns casos, vai ser um projeto da edificação “como construída” ou “as built”. Em outros casos, pode envolver adaptações nas edificações para que atendam à Legislação Urbanística ou outros requisitos complementares. É um projeto importante para viabilizar transações imobiliárias via registro de imóveis e também o financiamento bancário em caso de venda.

 

PROJETO EM BIM

 

Não significa necessariamente um tipo de projeto diferente dos que foram falados, mas uma outra forma de fazer. BIM significa modelo de informação da construção, da sigla em inglês, e é um tipo de modelagem onde o projeto não é feito à base de linhas, mas de elementos como paredes, portas, vigas, telhados, simulando a construção real.

 

PROJETO DE DRENAGEM

 

O projeto de drenagem também envolve águas pluviais, mas considera obras mais pesadas, quando um condomínio possui ruas e circulações internas ou espaços mais abertos, onde precise drenar o terreno em si e não apenas o telhado ou terraços de edificações. Os princípios desse projeto são semelhantes, mas os materiais, escalas e tamanhos são diferentes.

 

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

 

Assim como pode haver drenagem em terrenos abertos quando existem condomínios maiores, podem existir espaços de circulação interna e até ruas. Nesses casos, são feitos projetos de pavimentação, que pode usar paralelepípedos, paver ou revestimento asfáltico.

 

OUTROS PROJETOS E SITUAÇÕES

 

Existem algumas situações especiais que podem envolver conhecimentos de mais de um projeto ou adaptações especiais, como o projeto de acessibilidade, por exemplo. Nele, podem ser envolvidos elevadores, rampas, alterações estruturais, mudanças arquitetônicas e outros vários casos.

 

FALANDO EM PLANO DE REFORMA

 

Um plano de reforma é um tipo de projeto muito importante. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode entender melhor como funciona, quais seus detalhes e peculiaridades:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Por que um condomínio precisa de plano de reforma?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários