Cultura e Comportamento
A tecnologia nos garantiu mecanismos de comunicação quase imediatos e que nos permitem transmitir mensagens, mesmo para quem está longe fisicamente, encurtando distâncias. Parece que essa comunicação não é tão eficiente e tão produtiva, porém, quando mandamos mensagens a algumas pessoas.
O dilema de mandar mensagens e não ser respondido é o paradoxo da comunicação instantânea. A falha não está mais nos meios, mas nas pessoas por trás das mensagens. O que será que leva as pessoas a não responderem?
[Mensageiro está aberto e com novas mensagens. Imagem: 200degrees / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Não caia no conto do namorado estrangeiro
» Por que adotar o Telegram como ferramenta para mensagens?
» Como se descobriu as mensagens de WhatsApp no caso do menino Henry?
FALTA DE TEMPO
Podemos achar que porque a mensagem é rápida, a resposta precisa ser, entretanto, pode faltar tempo para dar respostas elaboradas, ou mesmo simples, a quem enviou. Faltando tempo, o ideal é nem abrir as mensagens, assim não se corre o risco de esquecer de responder depois.
A etiqueta diz que não deixamos as pessoas sem resposta em uma conversa. No mundo virtual, responder em até 24 h parece razoável, exceto em casos excepcionais. Mais tempo, por mais que haja compromissos da vida cotidiana, é tempo demais.
FALTA DE CONSIDERAÇÃO
Se uma pessoa te manda uma mensagem de um assunto sério ou minimamente importante para ela, não responder, mesmo que seja discordando, é falta de consideração. Por mais que não seja a intenção em algum momento, quem não responde acaba denotando que a pessoa não representa uma prioridade quando não atende ao chamado. Isso prejudica amizades e relacionamentos, ao longo do tempo.
MOMENTOS DE DESCONEXÃO
Mensagens dependem de conexão à internet. Algumas pessoas podem viajar à trabalho ou em momentos de férias e, com isso, ficarem impossibilitadas de responder. Nesse caso, podem demorar a ler e não receberem a mensagem de imediato, mas depois acabarem respondendo.
MENSAGENS INCONVENIENTES
Correntes, vídeos de eleições, dar bom dia sempre, conversa com totais desconhecidos e alguns comportamentos repetitivos podem levar à falta de resposta. Refletir se esse não é o caso pode ser uma forma de saber se o erro é seu ou do outro.
DESORGANIZAÇÃO
Redes sociais possuem recursos como etiquetas, pinos, pastas e separadores de conversas. Quem não se aproveita disso pode perder mensagens, conversas e oportunidades. Além disso, colocar lembretes na agenda do celular e usar organizadores pode ajudar a solucionar o problema da falta de respostas.
FALHA DE ENVIO
É bom conferir se a mensagem realmente foi enviada. Há casos em que, no usar celular ou aplicativo de computador, se a conexão falha, a mensagem nem chega ao destinatário, o que pode dar uma ideia errada de que foi descaso.
COMO VOCÊ MANDA MENSAGENS EM APPS COMO WHATSAPP OU TELEGRAM?
A forma com que você manda mensagens influi diretamente em como sua mensagem é entendida também. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻 falamos mais sobre isso:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!