O que é o dia de ação de graças?

Curiosidades

 

O dia de ação de graças é pano de fundo para vários filmes, então você já pode ter ouvido falar nele, mas não faz parte da cultura brasileira. Que tal continuar lendo este post e entender melhor como é essa comemoração e o que ela significa?

 


Linda data mesmo!
[Feliz dia de ação de graças! Imagem: Oberholster Venita  / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que se comemora no mês de novembro?

 

» Curiosidades sobre o Natal

 

» As maiores festas regionais brasileiras

 

ONDE O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS É COMEMORADO?

 

As comemorações são feitas principalmente nos Estados Unidos da América e no Canadá. Esses dois países herdaram a tradição de sua colonização britânica. No Brasil, a comemoração não é um evento nacional, sendo restrito aos imigrantes dos locais originários.

 

No Reino Unido, o dia de ação de graças não é tão popular, apesar de ser um berço da festividade. Existe outra comemoração similar com a ideia de comemorar momentos de fartura.

 

QUAL A DATA E O SIGNIFICADO?

 

Falando em fartura, o significado do dia de ação de graças é justamente de agradecer. É pensar e refletir sobre tudo de bom que foi o ano, e começar as festas de fim de ano e de férias. Nos EUA, teria sido criado em 1621, para comemorar uma farta colheita de milho, mas apenas em 1863, Abraham Lincoln o tornou um feriado nacional.

 

A data é diferente nos EUA e no Canadá, apesar de que a ideia seja de comemorar e agradecer. Nos Estados Unidos, é a quarta quinta-feira do mês de novembro, que é a data imediatamente anterior à Black Friday. Já no Canadá, a comemoração é mais cedo, na segunda segunda-feira (não houve erro de digitação aqui) do mês de outubro.

 

O QUE AS FAMÍLIAS FAZEM NO DIA?

 

Há um cardápio especial no dia de ação de graças. Serve-se peru, purê de batata, tortas de maçã e de abóbora. O peru pode receber alguns recheios, como a farofa ou um pão picado e com temperos chamado de stuffing. Além disso, existe também a ideia de extrair a gordura que veio da preparação e unir à manteiga, farinha e temperos, gerando um molho conhecido como gravy.

 

O PERDÃO AOS DOIS PERUS

 

Como os perus são o prato principal do dia de ação de graças, muitos deles vão para o céu dos animais perto dessa data, menos dois. Existe uma cerimônia anual onde o presidente dos EUA dá o perdão oficial a duas aves.

 

Essa tradição não começou assim: em 1947, Harry Truman, então presidente dos EUA, ganhou uma ave de presente e, ano após ano, foram sendo enviadas aves de presente pelo grupo de criadores. Em 1989, George H. W. Bush começou com os perdões oficiais aos animais.

 

OS DESFILES TEMÁTICOS

 

Acontecem, também, deslumbrantes desfiles temáticos nos EUA, promovidos por diferentes organizações, como a loja de departamentos Macy’s. Nesses desfiles, vários carros passam com balões de personagens do cinema, desenhos e TV, dançarinos e dançarinas, e muito mais.

 

 E O DIA DOS PAIS: É NA MESMA DATA NO BRASIL E NOS EUA?

 

Outras datas que movem as pessoas são os dias dos pais e das mães. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre quando essas datas surgiram e quando são comemoradas em diferentes países:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quando surgiram as comemorações de dia dos pais e dia das mães?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários