Quando surgiram as comemorações de dia das mães e dia dos pais?

 Curiosidades

 

No Brasil, tradicionalmente, o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio, e o dia dos pais no segundo domingo de agosto. Nessas datas, são comuns as homenagens, presentes, almoços familiares e até aquelas selfies nas redes sociais. Na escola básica, as crianças pintam seus cartõezinhos.

 

Quando será que essas comemorações começaram? Elas são na mesma data em todo o mundo?

 

 

Feliz dia das mães, escrito em inglês
[Feliz dia das mães! Imagem: Prawny / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Além do dia das mães, o que mais se comemora em maio?

 

» Sabe quais são as maiores festas regionais brasileiras e quando acontecem?

 

» Além do dia dos pais, o que mais se comemora em agosto?

 

 

O DIA DAS MÃES

 

Quando realmente começou a comemoração, não se sabe, mas de sua oficialização, segundo a revista Época. Fatos como maio ser o mês de Maria, e a vontade política de agradar as mulheres, fizeram com que Getúlio Vargas oficializasse a data em 5 de maio de 1932, com inspiração em comemoração similar nos Estados Unidos da América.

 

A data viria a se tornar mais popular e se consolidar mais tarde, apenas durante a ditadura militar no Brasil. Ainda depois, como associamos datas a presentes, o comércio passou a aproveitar para vender nessa data, oferecendo até eletrodomésticos como presente, prática que nem sempre é bem vista nos dias atuais, mesmo que as mulheres ainda sejam rainhas de muitos lares, pois coisa de casa todos usam.

 

O DIA DOS PAIS

 

Assim como o dia das mães, as homenagens aos pais vieram de uma inspiração estadunidense. Em agosto de 1953, houve um concurso para homenagear os pais em diversas categorias, pai com mais filhos (ganhou um com trinta e um herdeiros), pai mais jovem (com dezesseis anos) e pai mais velho (um homem de noventa e oito anos).

 

Esse concurso fora amplamente divulgado pela imprensa e a data se consolidou. Assim, todo ano, ficou sendo o segundo domingo de agosto. O criador do concurso atuava na Rádio e Jornal O Globo, e também trazia influência católica, em função do dia de São Joaquim, pai de Maria.

 

AS COMEMORAÇÕES PELO MUNDO

 

Não é uma data padrão, e há lugares em que se comemora o dia das mães no mesmo dia do Brasil: Estados Unidos da América, Chile, Dinamarca, Finlândia, Itália, dentre outros. Uma semana antes, no primeiro domingo de maio, é a data de Angola, Moçambique, Lituânia e Portugal, por exemplo. Os noruegueses comemoram em fevereiro, egípcios e eslovenos em março.

 

Se o dia das mães é igual no Brasil e nos EUA, o mesmo não acontece quanto ao dia dos pais. Nos EUA, a comemoração do dia dos pais é no terceiro domingo de junho, em homenagem ao pai de Sonora Dood, filha de um ex-combatente, com oficialização em 1966, mais de cinquenta anos após a morte dele.

 

Na Rússia, o dia dos pais é comemorado em fevereiro. Portugal, Espanha, Honduras e Bolívia comemoram em março, com inspiração no dia de São José. Segundo o portal Terra, há pelo menos dezenove datas pelos países do mundo onde se comemora o dia dos Pais.

 

E O DIA DOS IRMÃOS?

 

Você sabe quando se comemora o dia dos irmãos no Brasil? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O dia dos irmãos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários