Curiosidades
Muito se tem falado sobre um mundo paralelo sendo feito no metaverso: sim, realmente existe um outro mundo que se constrói e está à parte do nosso mundo físico, mas não é o único mundo paralelo. Existem alguns outros mundos que são construídos em miniaturas, no que se costuma chamar de maquete ou modelismo.
Ao longo desta postagem, vamos circular por esse mundo das miniaturas, entender o que elas significam, seus tipos e tudo o mais. Fique e confira!
[Imagem: Stefan Schweihofer / Pixabay] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O castelinho e o castelão-de-areia
» Casas inspiradas em desenhos animados
» Quando o brinquedo vira real
POR QUE MINIATURAS ENCANTAM TANTO?
As miniaturas são representações do mundo real, que buscam suas relações de cor, forma, proporção entre os objetos. Ver uma miniatura permite com que você tenha uma visão diferente do que está representado, algo que você, com seu tamanho, não conseguiria ver normalmente.
As miniaturas encantam ainda mais quão mais próximas dos objetos reais. Isso nem sempre é simples justamente em função do tamanho: transparência, abertura, movimento, iluminação... são detalhes complexos no mundo em escala reduzida. É uma forma de arte, de expressão.
ISSO É BRINQUEDO?
De forma alguma, modelismo é brinquedo. Esse aspecto é ressaltado por comércios digitais de objetos para modelismo porque existem muitas peças pequenas, algumas que poderiam ser engolidas por uma criança. É diversão de adulto.
Brinquedos para crianças, para serem adequados a elas, recebem algumas cores ou simplificações para que sirvam como brinquedos. As crianças têm uma vasta imaginação, então não se preocupam se a casa de boneca vai ter luz ou se a lanterna traseira do caminhão realmente funciona.
QUAIS AS VANTAGENS?
Alguns objetos de modelismo podem ser caros, mais do que brinquedos convencionais, enquanto outros são acessíveis a um adulto com renda média... mas independentemente do valor, nas mais interessantes, é infinitamente inferior ao objeto real. Pelo tamanho, também é muito mais fácil de guardar e manter.
Vamos a um exemplo: um caminhão Scania em miniatura perfeita pode custar oito mil reais. O caminhão de verdade, mais de quinhentos mil.
Pensando em custos, a ideia também vale para o lado comercial. Um cliente ver uma miniatura, conhecer uma proposta inicial, é mais barato e rápido do que esperar um produto ser concluído, principalmente em produtos demorados, como edifícios residenciais.
ESCALA
São diversas as escalas adotadas em modelismo. Quanto menores, mais difícil de trazer detalhe e realizar o manuseio das peças. Miniaturas de veículos, mais elaboradas, seguem escalas de mais detalhe, de 1:25, enquanto ferromodelismo já pode ter escalas menores, de 1:87.
Representações do relevo de regiões, como abrangem extensas áreas, vão ter escalas ainda menores. É muito importante saber a escala dos objetos da miniatura, caso contrário haverá desarmonia entre eles, como colocar uma porta de um caminhão em um fusca.
FUNCIONA MESMO?
As miniaturas podem ter elementos que verdadeiramente funcionam... Iluminação é um item que faz diferença, e que pode ser inserido em circuitos movidos à pilha ou ligados na tomada. Nos modelos de aviões, eles podem não apenas impressionar pela semelhança, mas voarem mesmo. Nas maquetes em escalas grandes, do tamanho de casas de bonecas, janelas podem ter dobradiças e serem abertas e fechadas.
TRABALHO MANUAL E FERRAMENTAS
O trabalho com miniaturas pode ser feito com ferramentas comuns, mas nem sempre isso confere os melhores resultados. É por isso que existem algumas ferramentas e insumos especiais:
× Estiletes.
× Mandril reduzido.
× Frascos míni de tintas esmalte e acrílica.
× Gabarito de corte com escala e ângulos (30°, 45° e 90°).
× Guilhotina para corte de precisão.
× Resinas e placas para efeito de água.
Dentre outras.
MAQUETES ARQUITETÔNICAS
[Maquete Arquitetônica. Imagem: PD Studio / Reprodução] |
A maquete arquitetônica é a miniatura específica de construção. Ela é usada para mostrar construções novas, principalmente em estandes de vendas. Os projetistas também usam para ter uma visão melhor do projeto.
Havia um uso maior das maquetes para vendas, mas esse uso diminuiu com o surgimento das renderizações e "maquetes eletrônicas", que são projeções 2D realistas. É um recurso interessante, mais fácil de gerar porque é um subproduto dos softwares de projeto, mas menos encantador do que uma maquete.
Ainda há empresas que usam maquetes para seus empreendimentos de construção. A empresa FG, construtora de grandes edifícios em Balneário Camboriú - SC, é um exemplo.
FERROMODELISMO
[Linha férrea urbana em ferromodelismo. Imagem: Kevin Phillips / Pixabay] |
O ferromodelismo é um tipo de maquete de linha férrea. Ele caminha entre as maquetes de arquitetura, porque possui estrutura de cidades e ambientação, e de infraestrutura pesada, com alguns elementos de ponto de carga, bueiro, ponte, arrimo em terra armada, docas, terminais... é uma miniatura muito rica.
Há muitas opções de elementos cênicos para fazer ferromodelismo. É uma maquete que deve ser mais ampla do que a de arquitetura, para abranger tantas possibilidades.
AEROMODELISMO
[Exemplo de Aeromodelismo. Imagem: Planta Do Tucano | Reprodução] |
Aeromodelismo é a construção de miniaturas de aviões. São miniaturas grandes, de escalas como 1:25. Existem clubes de fãs de aeromodelismo, até com pista de pouso e decolagem, havendo eventos especiais com as pequenas voadoras.
AUTOMODELISMO
[Exemplo de automodelismo de caminhão. Imagem: Tamiya / Reprodução] |
Assim como existem miniaturas de aviões, existem as de carros. No automodelismo, é possível ou comprar a miniatura pronta, ou peças e montar o veículo, igualzinho a uma versão em tamanho grande.
Existe a opção de, além de comprar as peças, adquirir o serviço de montagem. Assim como veículos reais, também existe comércio de acessórios, como adesivos, faixas cromadas, logotipos, peças de fibra e pneus.
MINIATURAS DE GENTE
Também existem miniaturas de pessoas, que são os bebês... e existem bebês modelados também. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece essa forma de representar a realidade, com realismo:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!