Produtos marca própria ou OEM

Dinheiro

 

No Brasil e no mundo, várias empresas aderiram aos produtos marca própria ou OEM (do inglês Original Equipment Manufacturer), que consiste em um produto feito por uma indústria X, mas vendido por um varejista, que insere sua marca de varejo ou cria uma marca exclusiva para aquele produto. Vamos saber mais?

 


Produto Benoá - rádio estilo retrô
[Benoá: um case de sucesso em produtos OEM. Imagem: Lojas Benoit / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como você pode ganhar dinheiro com aplicativo de serviços?

 

» Que fim levou a Esso?

 

» Sugestão de uso do prêmio

 

DE ONDE VÊM OS PRODUTOS OEM?

 

Os produtos OEM ou marca própria podem vir de indústrias locais, regionais, nacionais ou até internacionais. É possível trazer produtos fabricados na China, personalizados às necessidades do varejista.

 

QUAIS AS VANTAGENS DE SE TER UM PRODUTO ASSIM?

 

Uma das vantagens é possuir marcas exclusivas no ponto de venda, podendo ser iguais às do varejista, ou diferentes. Ao oferecer essas marcas, você consegue ganhar pelo peso delas, ao invés de pagar pela tradição de marcas de terceiros.

 

A outra vantagem está na margem de lucro. Como é um produto divulgado apenas no estabelecimento, ele se torna mais barato sob o aspecto propaganda. E se ele for de um fornecedor mais barato, como algumas indústrias chinesas, também pode ser um ótimo negócio.

 

EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE TÊM

 

Existem alguns exemplos de empresas, dentre as muitas que possuem marca própria, que podem ser citados: Lojas Benoit (RS), ZeeDog, magazineluiza, produtos Globo, Makro (SP), dentre outros.

 

As lojas Benoit criaram a marca própria Benoá. Essa marca nada mais é do que a leitura do próprio nome da rede, mas aportuguesado, que nem todas as orelhas podem perceber, pois Benoit costuma ser lido com "i" e "t". Existem vários tipos de produtos Benoá: cadeiras de escritório, bolas  e árvores de natal, mouse, furadeira e outras ferramentas, móveis e brinquedos.

 

ZeeDog é uma marca de produtos para Pet. Eles possuem produtos OEM como tapetes para pet. Recentemente, em parceria com o Nubank, lançaram um "cartão" para pets, um brinquedo emborrachado apelidado de NuDog.

 

No magazineluiza, foi criada uma marca de eletrodomésticos. A nell é uma marca OEM de produtos como fritadeira elétrica, por exemplo.

 

A rede Globo e outras emissoras de TV, apesar de não serem diretamente um varejo, são enormes vitrines. Além de produtos com as marcas dos programas, são vendidos acessórios e objetos relacionados com a produção dramatúrgica.

 

Um último exemplo de marca própria está no Atacado Makro, que vem reduzindo suas operações no Brasil, mas que foi um estabelecimento um tanto pioneiro no atacado supermercadista em nosso país. Os Makros sempre tiveram produtos variados de marca própria, chamados de Aro, como pneus, guardanapos, papel higiênico e muito mais.

 

A ENTRADA DE UMA EMPRESA NA BOLSA DE VALORES

 

Falamos até então nos produtos OEM, que são uma estratégia do varejo, alinhado à indústria, em cooperação. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, conhecemos outra estratégia empresarial grandiosa: a adesão à Bolsa de Valores:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como uma empresa entra na bolsa de valores?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários