Curiosidades
A bandeira dinamarquesa, também conhecida como Dannebrog ou bandeira vermelha, possui muitas histórias, sendo ainda mais antiga quando consideramos as lendas que existem por trás dela: a cruz existente não é um mero acaso.
[Bandeira dinamarquesa hasteada. Imagem: Folha Gospel / Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» A bandeira nacional brasileira
» A bandeira que representa o estado do Maranhão
A HISTÓRIA E AS LENDAS
O primeiro registro formal que se tem conhecimento seria do século XIV, mas a bandeira dinamarquesa, segundo as lendas, seria do século anterior (XIII), mais especificamente de 1219, quando teria sido adotada.
A bandeira dinamarquesa teria caído dos céus. Esse acontecimento seria um marco que daria a vitória dinamarquesa sobre a Estônia durante um conflito.
A INFLUÊNCIA EM OUTRAS BANDEIRAS
Há outras bandeiras nórdicas que foram influenciadas pela Dannebrog. Essas bandeiras são a da Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega.
CORES, PROPORÇÕES E SIGNIFICADOS
A bandeira dinamarquesa possui as dimensões de 2,8V:3,7H, ou seja, são mais de dois módulos na vertical e mais de três na horizontal.
Há duas cores, a branca, representando o cristianismo, e a vermelha, que seria a bravura dos soldados. A ideia da cruz, da cor e a lenda, segundo a Embaixada da Dinamarca no Brasil, seria da expressão in hoc signo vinces, ou debaixo desse sinal serás vitorioso, onde lendas envolvendo cruzes, principalmente na Península Ibérica, teriam surgido para reforçar as vitórias de cristãos contra infiéis.
E A BANDEIRA DA INGLATERRA?
A terra da Rainha tem sua bandeira, muito parecida com a dinamarquesa por sinal, só que com um esquema de cores aplicado ao inverso. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você compreende melhor sobre a bandeira inglesa e a do Reino Unido:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 A bandeira da Inglaterra e do Reino Unido
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!