Como impulsionar uma venda com um storytelling?
Storytelling, ou storytelling corporativo, como é dito em um contexto de negócios, é um termo em inglês que significa “contar histórias" e tornou-se um método cada vez mais comum para transmitir mensagens.
[Homem estendendo a mão para cumprimentar. Imagem: Pexels]
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Você sabia que os correios também possuem franquias?
» Veja por que o empreendedorismo deveria ser matéria escolar básica
» Qual a importância do storytelling?
Storytelling: Qual o impacto dele em suas vendas?
Storytelling, ou storytelling corporativo, como é dito em um contexto de negócios, é um termo em inglês que significa “contar histórias" e tornou-se um método cada vez mais comum para transmitir mensagens.
O segredo provavelmente está no fato de que as pessoas estão começando a perceber cada vez mais a tendência das pessoas de agir com coração e sentimento em vez de apenas com a razão e intelecto.
Hoje, as histórias são amplamente utilizadas por empresas e profissionais de marketing para, por exemplo, construir uma marca de etiqueta patrimonial autoadesiva e fazer com que os clientes escolham seu produto.
Também é usado para reunir os funcionários da empresa e destacar os valores, a visão e os objetivos da empresa.
Uma boa história toca e cria compromisso, ela cria imagens no público e pode construir pontes para compreensão e ação.
O que de fato é storytelling?
Na prática, contar histórias significa que, em vez de fazer uma afirmação ou listar fatos no marketing, essa estratégia descreve os benefícios com a ajuda de uma história.
Contar histórias é uma das formas mais antigas de comunicação. É uma maneira de compartilhar experiências, ensinar lições e entreter.
Seja contando uma história ao redor de uma fogueira ou realizando uma palestra sobre sistema de monitoramento, o poder de contar histórias é inegável.
Há muitos elementos diferentes que compõem uma boa história. Um enredo bem desenvolvido, personagens atraentes e uma descrição vívida são apenas algumas das coisas que podem tornar uma história ótima.
Em sua essência, uma história é simplesmente a maneira de compartilhar uma experiência que tem algo a ser ensinado de positivo no fim.
Existem livros sobre storytelling, aulas e até cursos online. Mas independente de como escolher aprender, o importante é continuar praticando. Quanto mais contar histórias, melhor se tornará.
Qual a importância do storytelling em uma empresa?
A arte de contar histórias é uma ferramenta poderosa que pode ser usada no marketing para se conectar com os clientes e promover seu produto ou serviço.
Quando usadas corretamente, as histórias podem cativar o público e fazê-lo esquecer os aspectos mundanos do dia-a-dia. Em vez disso, eles transportam ouvintes ou leitores para outro mundo, onde podem ficar totalmente imersos na experiência.
Uma boa história também pode humanizar uma marca de cerca elétrica e torná-la mais relacionável aos clientes.
Em um mundo onde os consumidores são bombardeados com mensagens de marketing de todos os lados, uma história pode ajudar as marcas a se destacar da multidão.
As histórias também podem ser usadas para criar confiança com clientes em potencial e criar uma conexão emocional que os incentive a fazer negócios com uma empresa de jardinagem, por exemplo.
Então, se está procurando uma maneira de se conectar com clientes e promover uma marca, conte uma história. Pode ser a ferramenta de marketing mais eficaz para este objetivo.
Quais as vantagens do storytelling?
Contar histórias já é uma forma bem popular de alavancar as vendas de um negócio, isso se dá ao fato de que o storytelling ajuda em pontos muito profundos da mente humana, que busca motivos para tomar decisões.
O storytelling tem muitos benefícios para qualquer empreendimento, seja um negócio que deseja vender fachada de lona iluminada ou uma empresa de tecnologia, contar histórias são importantes pelos seguintes motivos:
Se conectar verdadeiramente com o público-alvo;
Fidelizar os clientes que já possui;
Fortalecer a marca;
Gerar mais oportunidades de negócio.
Para auxiliar no entendimento do quão significativo é para uma empresa investir em boas estratégias de storytelling, conheça um pouco mais sobre esses benefícios citados.
Se conectar com o público-alvo
O uso do storytelling é muito útil para criar proximidade com o público que deseja atingir, dessa forma, gerando mais “sentimento” entre eles e a marca.
Isso pode ser exemplificado através de uma fotógrafa profissional especializada em ensaio newborn que passou a utilizar as estratégias de contar histórias em seu marketing para criar empatia com os pais de recém-nascidos e assim, conseguir fechar mais ensaios.
Portanto, é possível adaptar esse tipo de narrativa para conseguir mais resultados positivos em qualquer negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte.
Fidelizar clientes já existente
Já é bem difundido que fidelizar clientes custa até 5 vezes menos para uma empresa do que conseguir clientes novos. Só essa informação já relevante o suficiente para utilizar o storytelling a favor do seu negócio.
Mas para enfatizar, contar histórias ajuda a aproximar ainda mais aqueles clientes que já compraram ou acessaram os serviços de uma empresa. Isso porque eles já tem a conexão com a marca.
Dessa forma, contar histórias que façam com que o público se identifique ajuda a mantê-los engajados com o negócio e comprarem o que a empresa oferece de forma muito mais recorrente, além de indicarem para conhecidos.
Fortalecer a marca
Ao criar proximidade com o público-alvo e clientes já existentes através do storytelling, a marca se torna muito mais forte.
Isso se dá pelo fato de que as pessoas verão um valor muito maior nas atitudes do negócio. Portanto, contar histórias que gerem conexão genuína com o público e apoiar causas sociais podem ser uma ótima forma de fortalecer seu negócio e aumentar as vendas.
Esse processo é extremamente importante dentro do meio digital, por conta da concorrência ser muito maior, dessa forma, se destacar é ainda mais importante para uma empresa ter resultados positivos.
Gerar mais oportunidades de negócio
Com histórias bem estruturadas, que gerem empatia, proximidade e cause emoções positivas enquanto agrega valor para um público-alvo, é muito provável que os resultados em suas vendas sejam positivos.
Este foi o caso de uma empresa de coworking que após adotar as estratégias de narrativa, possibilitou que clientes que procurassem online pelo termo “coworking perto de mim” encontrassem o negócio e controlassem seus serviços.
Portanto, estudar formas de contar histórias nas reuniões de prospecção, apresentação de propostas e online é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter relevante na era digital.
Elementos de uma narrativa e como usar em vendas
Contar boas histórias para envolver um público nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando esses contos têm o objetivo de convencê-los a tomar uma ação de comprar um produto ou contratar um serviço de mini escritório planejado, por exemplo.
Portanto, os elementos de uma boa narrativa consistem em alguns pontos muito importantes que podem ser divididos entre 4 partes:
1. O que será dito
Seja qual for o objetivo da história, ela precisa ter uma mensagem clara e objetiva para comunicar de forma efetiva o que se deseja.
De nada adianta ter uma história incrível para contar, se não souber transmiti-la da forma correta. Portanto, estruture bem a sua mensagem para ela não sair incompleta, mas também cuide para não ser tão longa a ponto de ser considerada tediosa.
2. O contexto da história
Se deseja passar uma história de superação, humor, ou ensinamento, é preciso que os fatos tenham contexto e relação com o meio que as pessoas estão inseridas.
Exemplos e analogias mal colocadas podem prejudicar muito uma história e no quesito vendas é ainda pior, pois irá gerar confusão e na pior das hipótese, causar apatia no público.
3. Ter um personagem que o público se identifique
Todas as histórias têm personagens e com o storytelling para vendas não é diferente, mas neste contexto pode ser usado para gerar empatia e proximidade com o público-alvo.
Para criar histórias efetivas, o personagem deve ter uma dor ou problema em comum com sua audiência, pois dessa forma ao conduzir sua história possibilita que o público veja características semelhantes entre eles mesmos e o personagem da história.
4. Conflito e solução
O conflito é o ponto chave da história, é onde o problema está localizado e como o personagem principal irá superar este problema para sair vitorioso e atingir seu objetivo.
Neste momento, a solução do conflito deve vir como uma superação do personagem principal, o que não parecia possível, foi vencido através de esforço e dedicação.
Considerações finais
Para uma narrativa eficaz, as marcas devem encontrar a história que aumentará a conscientização entre os consumidores.
O storytelling é uma estratégia de marketing eficaz que permite que uma marca se ancore na memória dos clientes, desperte adesão, capitalize uma diferença competitiva e otimize sua visibilidade e notoriedade.
Portanto, investir em storytelling é um ótimo meio de maximizar o sucesso de atrair público qualificado e transformá-los em clientes fiéis da sua marca. As técnicas de storytelling podem ser aplicadas em todos os empreendimentos, independente do segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CHAMADA PARA OUTRA POSTAGEM DO BLOG
ABaixo tem mais conteúdo voltado para Instagram, confira:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Script para stories do instagram: É uma estratégia válida?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!