Como aderir ao consumo consciente?

Entenda como isso pode te ajudar no dia a dia


O consumo consciente já é um assunto predominante na visão e nas atitudes de muitas pessoas e tem sido muito discutido há muito tempo, porque é uma forma de economizar recursos, que, por muitas vezes, são complicados para serem substituídos.


 

[Cliente passando cartão de crédito. Imagem: Pexels]

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Protegendo-se contra o câncer por meio da alimentação

 

» De relancina, de Daniel Silva

 

» O comprometimento no trabalho



Na verdade, o seu significado pode ser compreendido sob diversos ângulos. O consumo consciente ou sustentável dentro de uma primeira ótica envolve a procura por produtos e serviços considerados ecologicamente corretos.

Ou seja, o uso de materiais que possam ser reciclados para serem usados em placas informativas personalizadas, não sendo necessário o uso de matérias-primas originais, tornando o produto bem mais barato para os consumidores.

Em outro aspecto, o consumo consciente também pode ser uma maneira de economizar recursos, fazendo com que o produto precise de menos dinheiro para que seja confeccionado, trazendo, na verdade, uma economia vantajosa para o bolso.

E, ainda, sob uma outra visão, o consumo consciente também visa a utilização do barramento blindado média tensão até o final de sua vida útil, pois o mesmo pode ser construído com insumos recicláveis.

Quando o consumo perde o controle e é compulsivo na sociedade, ao longo do tempo ele provoca impactos muito negativos para a natureza, disseminando os recursos que ela oferece, o que torna a sua substituição bastante complicada.

O consumo excessivo pode levar à uma exploração muito grande dos recursos naturais, provocando escassez e esgotamento de tudo o que a natureza oferece gratuitamente ao ser humano e isso compromete o equilíbrio do meio ambiente.

Isso significa que, quando alguém caminha dentro da consciência, na visão ecológica, essa pessoa passa a se preocupar não apenas com o seu próprio bem-estar, mas também com a qualidade de vida dos outros seres humanos.

O consumidor consciente sabe que pode transformar a sociedade através da forma como usa a muda de beijo, por exemplo, minimizando os impactos negativos do uso excessivo dessa planta, buscando dessa maneira o equilíbrio de sua sobrevivência.

Portanto, ainda pode-se compreender que o consumo consciente é um modo de vida de cada indivíduo que dá valor à responsabilidade diante da natureza, tentando preservá-la, bem como mantendo o meio social com a maior qualidade possível.

Essa é uma escolha de cada indivíduo que pretende tomar para si a consciência ambiental, transformando as atitudes do dia a dia mais eficientes, no intuito de convencer outras pessoas a terem o mesmo posicionamento.

A importância do consumo consciente no dia a dia

No cotidiano das atividades aparecem diversos desafios que exigem a tomada de consciência de como os indivíduos devem alcançar seus objetivos, sem que eles prejudiquem outras pessoas, quando o assunto é o consumo consciente.

Como o consumo sustentável tem um entendimento bem amplo, é a partir dele que pode surgir entre as pessoas o poder de querer transformar situações radicais abusivas, para que os impactos negativos da natureza possam ser minimizados.

Desse poder de transformação nasce a ideia do consumo consciente, muito importante nas famílias e nas empresas de uniformes executivos masculinos, no sentido de uma economia importante nos tecidos usados para a fabricação.

O consumo consciente é importante em vários aspectos, pois incentiva a maneira correta para que as pessoas escolham métodos eficazes em suas condutas diárias, como:

  • Planejar o que realmente é necessário consumir;

  • Pesquisar produtos recicláveis no momento das compras;

  • Reutilizar embalagens;

  • Separar resíduos comum dos que podem ser reciclados;

  • Compartilhar ideias de como consumir conscientemente.

A partir do momento que cada indivíduo muda seus hábitos rotineiros e passa a compreender como separar caixas de som antigas para reciclagem, ele consegue iniciar uma mudança de pensamento na sociedade, mesmo a passos lentos.

Benefícios do consumo consciente

O consumo consciente afeta positivamente na vida pessoal, como também nas corporações e alguns dos benefícios que podem ser destacados, são:

  • Compras por impulso são evitadas;

  • O consumo passa a ser efetuado apenas quando necessário;

  • Economia em água e energia;

  • Evita desperdícios de alimentos;

  • Sobras de refeições podem ser utilizadas para novas receitas culinárias;

  • Embalagens de produtos podem ser reutilizadas;

  • Permite a avaliação de outras marcas alternativas;

  • Produtos podem ser confeccionados com materiais recicláveis.

Quando uma cultura consciente é criada dentro da empresa de reforma em telhado, por exemplo, os funcionários podem sugerir ao gestor que procure por fornecedores que também adotem essa prática, para que outros materiais possam ser utilizados.

E é válido destacar que as ações de sustentabilidade estão baseadas nos três Rs, explicados abaixo:

Reduzir

É uma das formas de minimizar a quantidade de lixo, porque muitas coisas consideradas desnecessárias que são descartadas podem ser avaliadas antes de irem para o lixo, podendo ser úteis para decorar a casa, por exemplo.

Reutilizar

Usando da criatividade, os objetos considerados inúteis ou antigos podem ter outras utilidades e serem reutilizados, diminuindo o desperdício, proporcionando grande economia para o bolso de quem pretende comprar outras coisas.

Reciclar

A reciclagem gera lixo e, se o produto for reaproveitado, pode diminuir o impacto no meio ambiente e socialmente ainda colabora com os catadores e também para as cooperativas que trabalham com reciclagem.

Como aderir ao consumo consciente

Com base nos três Rs citados, é possível aderir ao consumo consciente, permitindo também o desenvolvimento econômico em todos os campos da sociedade, como as indústrias, que podem selecionar o que precisa ser descartado.

Não se trata de deixar de adquirir algum produto, mas de selecionar o que está sendo comprado e quando o contato de fornecedor de cortina de vidro sacada for feito, nunca é demais questionar se o vidro vem de uma empresa sustentável.

Portanto, ao aderir o consumo consciente, o indivíduo pode iniciar esse processo, mesmo que aos poucos, da seguinte forma:

  • Realizando a coleta seletiva de materiais, levando-os para a reciclagem;

  • Usando insumos sustentáveis, colaborando com o meio ambiente;

  • Economizando em papéis;

  • Utilizando secadores de mão nos banheiros das empresas;

  • Substituindo utensílios descartáveis por copos de vidros;

  • Apagando as luzes para economia de energia;

  • Fechando a torneira evitando o desperdício de água;

  • Substituindo aparelhos elétrico antigos, que consomem muita energia;

  • Investindo em novas tecnologias, como painéis solares;

  • Incentivando os funcionários a se engajarem no consumo consciente.

Portanto, quando alguém procurar o telefone de empresa de limpeza, para que ela seja feita em casa ou na própria empresa, o consumidor pode questionar se os produtos utilizados causam danos no meio ambiente.

Sendo a resposta afirmativa, é conveniente sugerir que muitas empresas que já possuem um plano de sustentabilidade, para evitar que o negócio seja fechado e mais à frente causem impactos negativos para a natureza.

Considerações finais

Aderir ao consumo consciente é uma forma de colaborar não só com o meio ambiente, mas também com toda a sociedade.

É um caminho lento, porém esse conceito já está presente na conduta de várias pessoas e empresas, que, unidas, podem fazer grande diferença para o futuro de outros indivíduos.

As empresas que aderem ao consumo consciente abre as portas para outras parcerias, porque essa forma de trabalhar traz a conscientização, não só para elas, mas para a sociedade como um todo de que muitos recursos são escassos.

Por isso, é de fundamental importância que todas as pessoas percebam que em mínimas atitudes no dia a dia pode surgir o senso colaborativo, engajando outras pessoas no mesmo caminho.

Muito já se percebe que empresas que adentram nesse processo são muito bem vistas pelos consumidores que optam por seus produtos e serviços, apenas pelo fato de saberem que elas se preocupam com o meio ambiente.

Até porque, quando a natureza é preservada e respeitada, faz com que os reflexos no futuro da vida de muitas pessoas sejam impactados de forma muito positiva.

Todos se beneficiam com o consumo consciente dentro da empresa, quando, por exemplo, papéis utilizados na impressão de documentos podem ser recicláveis.

Além de compensar financeiramente ao longo do tempo, enobrecem a imagem da companhia e também dos seus colaboradores, que se sentem felizes em colaborar nesse processo.

No âmbito individual, essa conscientização também é bastante impactante na vida familiar e até na educação dos filhos, que passam a ser responsáveis por pequenos atos, como a separação de itens que podem ser enviados para a reciclagem.

Esse impacto é de tal forma tão grande, que até os indivíduos que sobrevivem com esse tipo de material passam a ganhar mais dinheiro para a sua subsistência e da própria família.

Consumir conscientemente os recursos disponíveis que a natureza oferece educa consumidores, marcas e tornam o relacionamento entre organização e consumidor muito mais assertivo, pois ambos podem se entender por meio de uma só linguagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



CHAMADA PARA OUTRA POSTAGEM DO BLOG


Confira no link abaixo uma matéria que pode te direcionar para um consumo mais inteligente:




E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quais são os setores de fundos imobiliários?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!


Postar um comentário

0 Comentários