Protegendo-se contra o câncer por meio da alimentação

 

#FicaADica

 

O câncer representa um grande conjunto de doenças que podem levar à morte, e intriga muito as pessoas. Há alguns tipos que são bastante severos, e que dão pouca chance de sobrevida.

 

Buscar hábitos que dificultem desenvolver o câncer é uma busca essencial, e que pode, em parte, ter relação com a alimentação. Vamos apresentar algumas dicas bem importantes, baseadas em informações do Instituto Nacional do Câncer, o Inca.

 


Priorize frutas e vegetais na alimentação!
[Uma cesta de saúde. Imagem: congerdesign / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Evitando cair em golpes

 

» Confira essas fotos de Deizi Fronzá

 

» Remédio em casa é coisa séria!

 

 

1 - MODERE A QUANTIDADE E AJUSTE O PREPARO DAS CARNES VERMELHAS

 

Ao falarmos em carnes vermelhas, lembre-se das carnes de boi, porco, cordeiro e bode. Elas possuem grande quantidade de ferro heme, e a alta dosagem favorece cânceres de cólon e reto.

 

A preparação ideal é assar em forno elétrico. Assar na churrasqueira, grelha ou mesmo fritar acabam gerando compostos que favorecem o câncer, pela fritura ou presença de fumaça.

 

O limite semanal deve ser pensado. Deve-se consumir até 500 g semanais de carne cozida.

 

2 - MODERE NA BEBIDA ALCÓOLICA

 

Associar a bebida à confraternização acaba sendo um problema, porque para estarmos mais alegres, precisamos beber mais. O problema, dentre tantos, é que não há dose segura de consumo de álcool que não favoreça o desenvolvimento de câncer.

 

3 - NÃO DEIXE DE LADO AS FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES E CASTANHAS

 

São alimentos valiosíssimos que geram substâncias atuam de três formas no organismo: inibem a chegada de compostos cancerígenos, reparam o DNA em caso de ataque ou, ainda, há compostos que favorecem a morte de células que poderiam dar origem ao câncer. O consumo diário desses alimentos seria em torno de 400 g, o que significa que são alimentos prioritários para nossa saúde.

 

4 - SUPLEMENTO NÃO EVITA CÂNCER

 

Mesmo aqueles suplementos que se intitulem naturais não devem ser consumidos indiscriminadamente, pois não evitam câncer. A suplementação precisa ser planejada e fazer parte de um tratamento médico, quando necessária.

 

5 - ASSIM COMO CARNES VERMELHAS, EVITE AS CARNES PROCESSADAS

 

Também há risco de câncer intestinal com carnes processadas. Uma carne processada é aquela que passou por salga, cura, defumação ou outros processos que alterem seu sabor ou durabilidade. Essas carnes incluem presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru.

 

6 - CUIDE DO SEU NÍVEL DE GORDURA

 

O aumento de gordura no corpo favorece vários processos inflamatórios e, dentro desse contexto, o surgimento de diversos tipos de câncer, como o de esôfago, estômago, pâncreas, fígado, ovário, boca, faringe e em vários outros órgãos. Além de controlar a alimentação, a dica de ouro do exercício físico também conta muito.

 

7 - ENCARE ALIMENTAÇÃO COMO PREVENÇÃO

 

Não há alimentos milagrosos que curem do câncer. A ideia de trabalhar melhor a alimentação é prevenir, evitar, mas isso se faz com alimentação variada e priorizando os vegetais, conforme mencionado. O ideal é comer orgânicos, mas se não for possível, ainda assim deve-se priorizar os vegetais, pois os benefícios superam os malefícios.

 

COMO LEVAR UMA VIDA ZEN?

 

Para você que acha que levar uma vida mais “zen” não é possível, essas dicas são para você! Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, confira quais são:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Vida zen: sete dicas para melhorar seu dia-a-dia

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários