Vida Zen: veja sete dicas para melhorar o dia-a-dia!

  

#FicaADica

 

Sempre que vemos o termo vida zen, a maior parte das pessoas visualiza um monge ou alguém extremamente recluso, isso porque associar essa ideia às rotinas e responsabilidades diárias parece ser um tanto complicado. Entretanto, é importante esclarecer que não há um padrão único a seguir quando se pensa nesse estilo de vida, mas há um conjunto de práticas que pode auxiliar num cotidiano mais equilibrado, leve e com espiritualização.

 

Seja na valorização de momentos de prazer, no consumo de chás, meditação, terapias ou exercícios, todos estes fatores podem ser significativos para se alcançar uma vida zen. É sobre eles que iremos abordar neste texto: confira conosco e boa leitura!

 

 

Vida zen, que nem o singelo cacto
[Vida zen, clara e leve.]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como identificar fake news?

 

» Estabelecendo prioridades

 

» Dicas para montar, organizar e decorar o home office

 

AFINAL, O QUE É UMA VIDA ZEN?

 

Zen é uma palavra que se origina do sânscrito dhyana e significa um estado de alta contemplação ou meditativo. Em outras palavras, ter uma vida zen representa ser capaz de manter o equilíbrio mental e físico no meio do caos cotidiano.

 

Parece difícil? Nós sabemos que sim, porém, é possível conseguir um cotidiano assim, tanto no âmbito emocional, espiritual ou profissional, a partir de algumas práticas que iremos detalhar logo abaixo, na forma de sete dicas:

 

1 - UMA VIDA ZEN COMEÇA NO EQUILÍBRIO ENTRE SONO E FOME

 

A alimentação e o sono podem ser considerados os dois principais combustíveis para o corpo humano, isso porque, enquanto a comida alimenta a parte física e a permite funcionar adequadamente, o sono é o momento em que a alma descansa, e recarrega suas energias. Portanto, não é possível buscar uma vida zen se ambos estiverem desequilibrados ou fora de controle.

 

Então, a primeira dica diz respeito sobre a capacidade de ter rotinas fixas e saudáveis, tanto para comer quanto para dormir. Isso não significa que seja necessária uma rigidez militar para ambos, porém, ao estabelecer uma disciplina de horários, você irá habituar o corpo e a mente a estarem prontos para o dia-a-dia, e isso irá ajudar, e muito, aqueles que buscam uma vida zen.

 

2 - PRAZERES SÃO NECESSÁRIOS, MAS PRECISAM DE MODERAÇÃO

 

A tendência de toda pessoa é curtir de forma intensa todas as coisas que considera como prazer, seja uma festa, um prato saboroso, um drink ou até mesmo a prática de exercícios. Contudo, a moderação é sinônimo de disciplina, e sempre que uma pessoa a pratica, estará com maior probabilidade de ter uma vida zen.

 

A explicação é simples: mesmo momentos felizes, se vividos sempre nos extremos, farão com que em algum momento, não saibamos mais usufruir os pequenos prazeres. Por isso, a dica aqui é curtir de forma moderada, sem nunca se privar do que realmente te faz feliz. Além disso, os excessos podem estar relacionados às fugas, o que compromete ainda mais uma vida zen.

 

3 - EQUILÍBRIO TAMBÉM PARA AS ATIVIDADES

 

Percebeu como a primeira palavra que se relaciona com uma vida zen é o equilíbrio? Pois é. E no caso de atividades pessoais ou profissionais, ela também se faz necessária.

 

 

 

Planejando as atividades
[Equilíbrio nas atividades e planejamento.]


 

 

Ser capaz de dosar suas tarefas, e ter um roteiro de atividades e descanso intercalados proporciona maior satisfação mesmo nos momentos de compromissos. De nada adianta cumprir horários exaustivos ou se propor a fazer muito mais do que é possível, porque existe a possibilidade desta prática se tornar rotineira, e dessa forma, dificilmente você conseguirá ter outros hábitos após criar um ritmo desordenado de suas atividades.

 

4 - SEM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NÃO EXISTE VIDA ZEN

 

Por vivermos em sociedade, há protocolos e compromissos que estabelecemos com todos aqueles que nos rodeiam. No trabalho, em casa, nos momentos de lazer, estamos o tempo todo criando conexões e estabelecendo relacionamentos interpessoais.

 

Por outro lado, é possível que tenhamos, em diversas situações, desentendimentos, discussões e problemas que atrapalham a forma como nos relacionamos com outras pessoas. É preciso ter cuidado com isso se pensamos em ter uma vida zen. Veja bem: isso não significa concordar com tudo que parece arbitrário à sua opinião, mas sugere que possamos depositar energias em soluções, e não problemas.

 

5 - EXPRESSAR POSITIVIDADE É UMA FORMA REALISTA DE ENCARAR O MUNDO

 

Convenhamos que todos nós temos momentos em que nosso humor está afetado, ou ainda que desacreditamos sobre vários assuntos. Seja o amor, a família, a política, não importa, sempre que uma expectativa parece não ser possível, a tendência é que nos tornemos negativos. Entretanto, uma vida zen exige exatamente o oposto.

 

Quando afirmamos isso, não estamos dizendo que tudo vai dar certo. Apenas estamos pontuando que pensar e se expressar de forma positiva também é uma forma realista de encarar o mundo. Em resumo, se você chegou até aqui, há conquistas e vitórias que celebrou. E por qual razão não aconteceriam outras no futuro, não é mesmo?

 

6 - A IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA UMA VIDA ZEN

 

Assim como são importantes os momentos de atividades e os trabalhos diários, a pausa de tudo isso é essencial para quem busca uma vida zen.

 

Pessoas se divertindo na piscina
[Um momento de descanso.]

 

Ou seja, de nada adianta a ocupação profissional ou pessoal se não houver qualidade de vida e tempo dedicado para o lazer, e quando falamos em lazer, não há uma regra para o que deve ser feito. Seja a prática de um esporte, a leitura de um livro, ouvir música, ver um filme ou série, viajar, todas essas situações irão estimular positivamente nosso cotidiano.

 

7 - TAREFAS PRECISAM TER INÍCIO, MEIO E FIM

 

Por último, não é possível pensar numa vida zen se você não é capaz de pontuar prazos, limites e entregar tarefas prontas. Não apenas no ambiente profissional, como nas situações pessoais, o planejamento e o cumprimento das tarefas proporcionam menos caos e mais organização pessoal.

 

Por exemplo: pense em um cozinheiro que não sabe o tempo de preparo de um prato, ou que não define quando irá começar as atividades e em que momento a comida estará pronta. Isso serve para diferentes âmbitos. A incapacidade de estabelecer rotinas e cumprir tarefas será um empecilho para quem busca uma vida zen, uma vez que irá gerar ansiedade e procrastinação.

 

DO PESSOAL PARA O PROFISSIONAL

 

Dar leveza à vida pessoal é importante, e trazer a vida profissional de forma mais simples passa por se comunicar bem e de forma efetiva. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, trouxemos algumas dicas de como estabelecer comunicação assertiva:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como estabelecer uma comunicação assertiva?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários