Por que o leão virou o símbolo do imposto de renda?

 História

 

É comum ouvir falar em acertar-as-contas-com-o-leão, mas você sabe o porquê disso? Ao contrário do que possa parecer, isso não veio do povo, mas da própria Receita Federal, e nós vamos entender mais ao longo do post!

 

 

Leão, o rei do Imposto de Renda
[Leão, símbolo do IR. Imagem: matrshva / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» E o IOF, em que incide?

 

» Como aprender a ser capitalista?

 

» Conheça opções de crédito para quem tem score baixo

 

A CAMPANHA DE 1979

 

No ano de 1979, houve uma campanha publicitária para divulgação do imposto de renda. Nessa campanha, foi usado o leão como mascote, por ideia da agência DPZ e com anuência do governo, apesar das controvérsias. O leão era entrevistado pelo repórter, como você vê no vídeo a seguir:

 


[Uma das campanhas. Vídeo: Usuário do Youtube]

 

A escolha do leão aconteceu por alguns motivos: ele é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo e leal;  manso mas não é bobo. Essa seria a ideia do que a Receita Federal é: se você ganha, mas não declara e tenta sonegar, será chamado a pagar o que deve, pois a Receita está ali, mansa e justa em sua posição.

 

A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA HOJE

 

Hoje ficou a expressão associando leão à Receita Federal, mas ela não faz mais propagandas ou associação ao animal. A imprensa divulga datas e prazos, corretoras de investimentos, bancos e até influenciadores dizem quando e como declarar o imposto. Sem conhecer a história lá atrás, é mais uma daquelas associações que usamos sem perceber do que se tratam. Uma pessoa pode imaginar que seja um leão, sem saber das campanhas de 1979, porque a multa por não declarar imposto é bem pesada, feroz. Então vai a dica: sempre pague o imposto se for elegível a ele.

 

LICENÇA POÉTICA COM O LEÃO

 

A ideia de se dar mal com dinheiro fora de procedência já foi usada nas novelas. Houve um capítulo final em que personagens trambiqueiros acabavam sendo comidos pelo leão, em clara alusão ao leão da Receita Federal.

 

UMA OPÇÃO DE INVESTIMENTO ISENTA DE IR

 

Existem diferentes tipos de investimentos no mercado, alguns com e outros sem incidência de imposto de renda sobre os rendimentos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre os fundos imobiliários:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que são fundos imobiliários?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários