O vertedouro do lago de Kechut

 Viagem

 

Enquanto alguns atrativos para turistas são elementos naturais e históricos, outros podem ter um bom e velho toque de construção civil, onde elementos de construção podem ser legais e terem formas curiosas. Esse é o caso do vertedouro do lago de Kechut: vamos conhecer?

 

 

Vertedouro em pleno funcionamento
[Vista do vertedouro. Imagem: TwistedSifter / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O curioso hotel Inntel de Zaandam

 

» Atrativos que Kiev mantinha antes da Guerra de 2022

 

» O castelão-de-areia

 

O QUE É UM VERTEDOURO?

 

Vertedouro é um tipo de construção onde a água sai de uma região onde estava represada. Em barragens para hidrelétricas, serve para liberar água excedente e evitar que haja transbordamento. Em estações de tratamento de água ou de esgoto, serve para perturbar o movimento da água e dispersar compostos químicos mais facilmente.

 

Há outras funções diversas aos vertedouros. É possível, com o uso de vertedouros, fazer medições de vazão de líquidos.

 

POR QUE O VERTEDOURO DO LAGO DE KECHUT É DIFERENTE?

 

O vertedouro de Kechut fica na província de Vayots Dzor, a 53 km da capital dessa província armênia. Ele veio para agregar às belezas naturais com uma estrutura em formato de flor e um mirante para visitantes bem acima do vertedouro.

 

O formato em si é um enorme atrativo. Existem vertedouros do gênero em outras represas, mas com formatos mais próximos a um simples cilindro.

 

DESAFIOS DE FAZER E MANTER UMA ESTRUTURA ASSIM

 

Em represas, estações de tratamento de água ou de esgoto, pontes e outras aplicações, fazer uma estrutura de concreto (veja a imagem abaixo de como foi a de Kechut) exige maiores cuidados pelo atrito e desgaste mais elevados, ataques químicos que a estrutura sofre, dentre outros fatores. Torna-se imprescindível dimensionar uma estrutura mais robusta, com cobrimentos maiores e concretos tecnologicamente superiores em termos de resistência à abrasão, menor porosidade, etc.

 

Ao longo do tempo, é certa a necessidade de manutenção. Como a estrutura é artigo turístico, há a exigência de conciliar a visitação com o cronograma de manutenções e usar tecnologias com menores exigências de tempo de espera para reativar o local. Além do vertedouro, os pilares em contato direto com a água e a estrutura metálica do mirante entram no pacote.

 

A IGREJA NAVIO DE LAGES-SC

 

Outro exemplo de construção com formato curioso é a Igreja Navio da cidade catarinense de Lages-SC. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, contamos um pouco da história desse outro elemento turístico construído pelo homem:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A Igreja Navio de Lages-SC

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários