6 dicas para organizar um intercâmbio na Inglaterra

Variedades

 

Para minimizar os problemas durante a experiência na terra-da-rainha, é preciso ter planejamento e se organizar antecipadamente. Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) em 2021, cerca de 47,9 % dos estudantes brasileiros se mostraram otimistas para estudar no exterior em 2022. Um dos destinos mais procurados quando o assunto é intercâmbio é a Inglaterra, país que permite a imersão em uma nova cultura, enriquecimento profissional e também a melhora na fluência do inglês.

 

Mas para quem deseja conhecer e estudar na terra da rainha, andar nos clássicos ônibus de dois andares da região e aproveitar para visitar os principais pontos turísticos, é preciso se planejar, afinal, ninguém quer passar sufoco em um país desconhecido. Para isso, é preciso definir o objetivo do intercâmbio, saber qual instituição de ensino escolher, entender quais os documentos são necessários, realizar um planejamento financeiro com base no valor da libra hoje, pensar na acomodação durante a viagem e se prevenir contra qualquer imprevisto, fazendo um seguro viagem.

 


Vista de Londres, incluso o Big Ben
[Um dos símbolos da terra-da-rainha. Imagem: Marcin Nowak/Unsplash]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Dá para ler e ouvir ao mesmo tempo?

 

» Como planejar o intercâmbio para qualquer lugar: sete passos fundamentais

 

» Qual moeda se usa na Inglaterra?

 

SAIBA O OBJETIVO DO INTERCÂMBIO

 

O primeiro passo para realizar um planejamento para o intercâmbio é definir o objetivo da viagem. Atualmente, existem diferentes tipos de intercâmbio como de cursos livres, voltado para o ensino médio, faculdade, de idiomas ou profissionalizantes.

 

Esse aspecto deve ser visto quanto antes, pois dependendo do intuito do intercâmbio, os documentos, a cidade, a duração da viagem e o orçamento podem variar. Cabe ressaltar que é possível estudar no exterior por conta própria ou contratar uma agência especializada, o que pode ser a melhor opção para os estudantes de primeira viagem.

 

DEFINA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

 

Após entender qual é o principal objetivo da viagem, é hora de escolher a instituição de ensino para fazer o intercâmbio. Nesse momento, é interessante buscar por feedbacks dos alunos que já estudaram naquela escola anteriormente. Essa análise irá ajudar a saber se o local tem a ver com o objetivo principal e se ele se encaixa com as expectativas.

 

Dependendo da escolha, o tempo de intercâmbio pode variar e isso deve ser alinhado com a disponibilidade de morar fora. Existem, por exemplo, opções de duas semanas e até mesmo de um ano, ambas oferecem experiências diferentes e imersivas para os estudantes. Além disso, essa definição também irá impactar na localização e facilidade para acessar os pontos turísticos britânicos.

 

VERIFIQUE QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O INTERCÂMBIO BRITÂNICO

 

Qualquer viagem para o exterior necessita de documentos específicos. O visto, por exemplo, só é necessário em caso de viagens que durem mais de seis meses de duração. No entanto, existem vistos específicos para estudantes que podem variar de acordo com o curso e o perfil do estudante.

 

O General Student Visa (Tier 4) é indicado para intercambistas maiores de dezesseis anos que planejam fazer cursos de longa duração no país e permite que a pessoa trabalhe no país. O Short-Term Study Visa é uma autorização exclusiva para cursos entre seis a onze meses. Já o Child Student Visa (Tier 4) é a opção utilizada para crianças e adolescentes entre quatro e dezessete anos que pretendem estudar na Inglaterra.

 

Cabe ressaltar que, ao chegar na imigração, haverá uma entrevista para saber qual o objetivo da viagem e verificar os documentos. Normalmente, nesse momento é exigido o passaporte com mais de seis meses de validade, passagem de retorno para o Brasil, convite ou carta da instituição de ensino, comprovante de hospedagem, comprovante de renda e de vínculo com o país de origem, como contas com o nome da pessoa impresso.

 

REALIZE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A VIAGEM

 

Outro ponto essencial para um planejamento de intercâmbio é o mapeamento financeiro necessário para a viagem. Uma dica é abrir uma planilha com todos os gastos previstos para o período fora do país, como o valor da passagem, do curso, seguro de viagem e transporte. Além disso, o orçamento necessário para alimentação, hospedagem, roupas, viagens a lazer e gastos com presentes também deve estar presentes no documento.

 

Quanto antes esse planejamento financeiro for feito, melhor. Dessa forma, será possível entender o valor necessário para arrecadar até a data da viagem.

 

PENSE NA HOSPEDAGEM DURANTE O INTERCÂMBIO

 

Durante o intercâmbio que pode durar de seis meses a um ano, é preciso ter um local para se acomodar. As opções mais populares entre os estudantes brasileiros que viajam para a Inglaterra são as casas de família ou as residências estudantis.

 

As duas podem proporcionar experiências imersivas na cultura, uma vez que na hospedagem os alunos precisarão se comunicar em inglês e entender mais sobre o dia-a-dia daquelas pessoas. A dica para economizar e garantir mais comodidade é escolher locais próximos às instituições de ensino, dessa forma, não será necessário gastar dinheiro com transporte todos os dias para ir até os locais das aulas.

 

FAÇA UM SEGURO DE VIAGEM

 

Embora esse item não seja obrigatório para quem opta por um intercâmbio na Inglaterra, fazer um seguro de viagem irá garantir segurança e minimizar dores de cabeça futuras. Caso aconteça alguma emergência, é esse item que irá garantir a integridade do aluno e de seus pertences.

 

Atualmente, existem diferentes tipos de seguros com diversos planos disponíveis que permitem ao estudante escolher o que mais se encaixa com as próprias necessidades e orçamento da pessoa. Importante destacar que, se os países que fazem parte do Espaço Schengen na Europa estiverem nos planos de turismo, o seguro de viagem poderá ser exigido.

 

COMO ESCOLHER ESSE SEGURO VIAGEM?

 

A escolha de um seguro viagem é importante para um intercâmbio, e também para viagens de turismo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo mais sobre esse assunto:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como escolher um seguro viagem?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários