Você sabia que os correios também possuem franquias?

 Dinheiro

 

Os correios são uma grande empresa de encomendas no Brasil. A base da empresa é estatal, com profissionais concursados e toda a forma de operar das empresas públicas. Apesar disso, não são 100 % das agências que operam com capital público: também existe o modelo de franquias na empresa. Ficou curioso? Vamos saber mais ao longo do post.

 


Vista externa de uma agência dos Correios
[Agência dos Correios. Imagem: IstoÉDinheiro / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como gerenciar uma equipe de vendas?

 

» Como uma empresa entra na Bolsa de Valores?

 

» Como ganhar dinheiro com aplicativo de serviços?

 

COMO SURGEM ESSAS FRANQUIAS?

 

O governo lança e divulga, no site dos correios, editais indicando cidades e bairros onde pretende abrir as lojas no formato de franquia. A primeira loja franqueada surgiu em 1989. Em 2022, o edital lançado previa mais dezenove lojas nesse formato. Os editais levam a contratos válidos por dez anos, sendo renováveis uma vez, por mais dez anos, o que significa que as franquias de 2022 podem durar até 2041-2042.

 

O franqueado não assume toda a cadeia dos serviços. A distribuição de cartas e encomendas para outros locais ainda é pela estrutura dos correios, sendo o ponto de venda o captador de clientes e ponto de coleta.

 

QUAIS AS EXIGÊNCIAS?

 

Há algumas exigências dentro do processo de se tornar franqueado. A primeira é ler o edital e se enquadrar nele, e depois atuar dentro das regras estabelecidas pelo correio.

 

Falando em regras, o negócio de correio é um modelo bem fechado, sem grandes margens à criação. Diante disso, tornar-se franqueado é por algo montado em prática.

 

Outras exigências, de cunho prático, envolvem capital e outros negócios. Um franqueado dos correios deve ter recursos para tocar o negócio, e não pode ter negócios concorrentes (como outra empresa de encomendas).

 

QUAIS A VANTAGENS OU DESVANTAGENS DO MODELO DE FRANQUIA?

 

Não apenas nos Correios, mas para outros negócios, a vantagem da franquia é não partir de um formato de negócio do zero, criar uma marca, dentre outros esforços. Se hoje, você resolve abrir um Subway, por exemplo, pode ser que seus clientes futuros já tenham ido em outra loja de outra cidade e nem precisem de muita divulgação para frequentar a sua franquia.

 

A desvantagem de abrir franquia é que há sempre uma subordinação ao criador do negócio, pois ele é o dono da ideia. Num restaurante, por exemplo, talvez abrir uma marca nova te garanta 100 % dos louros, e você tenha mais liberdade ao gerir seu negócio. Por outro lado, encomendas, como os correios fazem e vendem, são um negócio mais difícil de replicar, a franquia seria uma opção mais simples de entender como esse mercado funciona.

 

O SINDICATO

 

Existe uma entidade que representa as agências franqueadas, que é o Sindifranco. Esse sindicato abrange apenas as agências franqueadas paulistas.

 

O DIA DOS CORREIOS

 

Você sabia que em outubro se comemora o dia internacional dos correios? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, veja essa e outras datas comemorativas de outubro:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que se comemora em outubro?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários