O mundo e seus vários materiais

Variedades

 

Em dezembro do ano passado, a empresa Braskem fez uma campanha tentando mostrar, de forma simples, o porquê de ser importante a existência de diferentes materiais disponíveis às finalidades da vida cotidiana. Como cada material possui propriedades específicas, alguns se adequam melhor à construção, outros ao vestuário, alguns para embalar alimentos, dentre muitas outras finalidades. Há verdades ditas pela campanha, mas o que mais há nela?

 

 

Um dos frames da campanha
[Imagem: LinkedIn – Braskem / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por que é necessário mudar para combustíveis renováveis?

 

» Como funciona a reciclagem de alumínio?

 

» O desperdício de materiais na construção civil

 

OS PORQUÊS DE CAMPANHAS ASSIM

 

Todos os produtos que geram renda, seja para indústrias ou até artesãos, comércio e serviços, geram também impactos na vida cotidiana e meio ambiente. Plástico descartável induz descarte incorreto ou resíduos sem potencial de reciclagem, fumo impacta a saúde até dos trabalhadores no campo, comida é jogada fora no caminho entre o campo até a mesa, demolição gera entulho que precisa ser removido do local da obra, criação de animais para abate gera gases do efeito estufa e exige, trivialmente, o sacrifício da vida animal – muitos são os exemplos que podem ser dados.

 

Se existem todos esses impactos, também podem existir aspectos que são importantes, como gerar riquezas, qualidade de vida, e outros, que representam valores positivos. A mesma carne que impacta o meio ambiente pode ser sinônimo de confraternização, de reunião familiar, comemoração. As campanhas feitas pelas empresas tentam ressaltar os aspectos mais positivos, ou minimizar os negativos, para reduzir a rejeição a certos produtos. Em alguns casos, é impossível eliminar os pontos negativos sem uma troca definitiva de tecnologia ou processo produtivo, e a escolha do consumidor acaba definido o que prevalece ou não.

 

A UTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E A ECONOMIA CIRCULAR, MENCIONADAS NA CAMPANHA

 

A economia circular imagina que os materiais não vão de um ciclo de exploração da matéria-prima, produção, consumo e descarte, mas que entram novamente no ciclo produtivo. Se um plástico for bem utilizado e destinado, pode ser reciclado e retornar à cadeia produtiva, o que reduziria os impactos gerados.

 

Essa ideia é interessante quando pensamos em produtos mais duráveis feitos com plásticos. Nas edificações, por exemplo, tubulações de água são de PVC, e permanecem por muitos anos em uso. Num exemplo oposto, pegamos sacolas de supermercado, pegadores plásticos para pipocas e outros milhares de exemplos de coisas que serão usadas uma vez, se usadas – e que não se justificam como uma luva cirúrgica, cujo descarte é fundamental – e que virarão lixo sem necessidade.

 

No caso dos plásticos, o uso para fins mais nobres, a reciclagem, ou ainda novas matérias-primas (renováveis) para produzir plásticos estão entre as mudanças que irão acontecer, pelas quais tanto Braskem, como outras empresas, terão de se adaptar e crescer nesse rumo. É o futuro, é a evolução.

 

ALÉM DOS PLÁSTICOS (POLÍMEROS), OUTROS MATERIAIS

 

Falamos bastante de materiais, e dissemos no começo que cada um deles se presta a diferentes finalidades práticas. Na sugestão disposta na linha azul 👇🏻, você pode ver mais sobre três grandes grupos: cerâmicos, metálicos e poliméricos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os principais grupos de materiais

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários