A mudança de cor da estátua da Liberdade

 Química

 

A estátua da Liberdade, nos EUA, é mundialmente conhecida por sua cor verde e por sempre ser atacada quando o mundo irá acabar (P.S.: no cinema), mas nem sempre foi assim. Quando foi construída, possuía outra cor, que foi mudando com o tempo, devido à ocorrência de reações químicas. Vamos saber mais sobre como essa mudança ocorreu?

 

 

Vista da estátua e de New York
[Estátua da Liberdade. Imagem: GregReese / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O fenômeno da superfusão

 

» Como funcionam as lentes fotocromáticas?

 

» A ligação metálica

 

QUANDO E POR QUE FOI CONSTRUÍDA A ESTÁTUA?

 

A estátua da Liberdade foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, após nove anos de montagem, que não ocorreram nos EUA, onde a mesma foi finalizada e colocada em águas de New Jersey, bem perto de New York. A montagem da estátua ocorreu na França, sendo um presente da mesma após ter apoiado a independência dos EUA na “Guerra Revolucionária”.

 

A cada nova peça montada pelas equipes francesas, havia exposições em Paris. Segundo a National Geographic Brasil, a tocha foi exposta bem perto da Torre Eiffel, antes de virar cartão-postal visto em NY.

 

REAÇÕES QUÍMICAS QUE LEVARAM A ESSA COR VERDE

 

A cor da estátua não era verde porque seu revestimento era em cobre, o que lhe conferia um tom alaranjado-marrom. Esse cobre, ao longo de vinte anos, foi sofrendo reações de oxidação e formando sais de cobre com coloração verde, a chamada pátina.

 

Essas reações de oxidação não acontecem partindo diretamente do revestimento de cobre às substâncias que compõem a pátina. O processo acontece por etapas:

 

1. Cobre é oxidado e forma óxido de cobre I, com cor vermelha ou rosa.

 

4Cu + O2 → 2Cu2O

 

2. Óxido de cobre I é oxidado e forma óxido de cobre II. Ar com poluição por queima de combustíveis fósseis possui enxofre, que reage com o cobre e forma sulfeto de cobre. Ambos os produtos das reações possuem cor preta.

 

2Cu2O + O2 → 4CuO

Cu + S → CuS

 

 

3. O óxido de cobre II reage com o dióxido de carbono (gás carbônico ou CO2) e com a água oceânica, bem como com o óxido sulfúrico, gerando os três compostos que formam a pátina, de cor verde. As proporções variam segundo a presença de enxofre na atmosfera.

 

2CuO + CO2 + H2O → Cu2CO3(OH)2

3CuO + 2CO2 + H2O → Cu3(CO3)2(OH)2

4CuO + SO3 + 3H2O → Cu4SO4(OH)6

 

Com a formação da pátina, temos a estátua de Liberdade como conhecemos. As estátuas da Havan, por sua vez, já são inauguradas na cor verde 😅.

 

 E O PROBLEMA INTERNO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE?

 

Externamente, a pátina protegeria o revestimento de cobre de agressões externas, mas internamente houve um problema: a estátua possui estrutura em ferro. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê sobre a técnica de isolamento elétrico entre metais com potenciais de eletrodo distintos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que fazer para proteger materiais de corrosão por formação de pilha galvânica?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários