Quanto vale recuperar um sonho?

 Variedades

 

Recuperar sonhos, o que uma pessoa mais adora fazer, é algo tão legal e que pode não custar caro. O grande maestro João Carlos Martins teve uma experiência assim, em 2020, quando já não conseguia mais tocar piano. Vamos ver como isso aconteceu? Quais são os passos das invenções que aparecem nessa história?

 

 

Partitura sobre piano.
[Piano esperando por ser tocado. Imagem: Steve Buissinne / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» FNM: da história pro futuro

 

» A música da chamada a cobrar

 

» Como se desenvolve um novo medicamento?

 

COMO ACONTECEU?

 

O maestro João Carlos Martins havia deixado de tocar piano porque teve de fazer uma cirurgia em suas mãos, por conta de efeitos de lesões anteriores em uma partida de futebol nos EUA (queda) e um assalto. Com essa cirurgia, ele sabia que nem tocar com os polegares seria possível, mas suas esperanças voltaram após a iniciativa de Ubiratan Bizarro Costa, designer de produtos.

 

Ubiratan vira uma reportagem no Fantástico e ficou sabendo que João Carlos não poderia mais tocar. Comovido, tentou ajudar o famoso maestro com uma de suas invenções.

 

No final do processo de desenvolvimento, ele criou uma luva de Neoprene, hastes de aço mola e uma placa de fibra de carbono, feita por impressão 3D, segundo o site Tilt/UOL. As luvas permitem que os dedos retornem à posição original depois dos movimentos feitos para tocar o instrumento.

 

Depois de voltar a tocar, em 2020, o maestro sempre aparece com as luvas, inclusive em ocasiões onde não está tocando, como no depoimento dado quando seu colega de piano, Nelson Freire, em novembro de 2021, à TV. As luvas, que lhe devolveram o sonho, parecem ter se incorporado ao seu corpo.

 

Essas mesmas luvas podem ser compradas por outras pessoas que tiverem o mesmo problema. Ainda segundo o site Tilt, seriam R$ 750,00 o preço para compra das luvas, com custo de produção em torno de R$ 500,00.

 

PASSOS DE INVENÇÕES QUE ESTÃO NESSA HISTÓRIA

 

Toda invenção, não só a luva de Ubiratan, parte da resolução de um problema, que pode ser simples, ou o sentido de uma vida. À locomoção, surgem de carros a elevadores, à comunicação, de celulares a videochamadas. Existem casos opostos, onde o produto cria a necessidade, depois de existir, por mudar a forma com que se faz algo, mas não foi a forma com que nossa história aconteceu.

 

Com um problema, surgem ideias de como resolvê-lo. Pode ser caro produzir um único produto com todas as suas características e em sua melhor forma, de começo, então surgem os protótipos. Foram criados alguns protótipos, sendo o primeiro feito com observações de como o maestro tocava, até uma observação in loco de qual era a movimentação necessária para recuperar os movimentos. Foi ao final de algumas tentativas que o processo de desenvolvimento gerou as luvas.

 

Ao final, existe a validação pelo uso. O maestro começou a usar as luvas em seu cotidiano e, para ele, foram de presente.

 

VEJA O MAESTRO TOCANDO COM AS LUVAS

 

A TV Folha fez uma reportagem com o maestro João Carlos, explicando o uso da invenção. Confira abaixo:

 

[Vídeo inserido na plataforma Youtube]

 

 

AS FAZENDAS URBANAS

 

Estamos falando em invenções, e uma delas vem crescendo nos últimos anos: a das fazendas urbanas. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda mais o que elas são e como funcionam:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como funcionam as fazendas urbanas?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários