Todo pum é sinal de problema?

 Ciência & Saúde

 

Os puns, junto com os arrotos, são aquelas coisas que todo o mundo passa em algum momento e, se você não for o Shrek, vai se sentir desconfortável quando acontecem. Será que, além desse desconforto, há mais com que se preocupar? E quando soltamos puns, sempre estamos conscientes disso? Vamos saber mais sobre esse tema nas linhas seguintes!

 


Tampar o nariz parece obrigatório!
[O cheiro pode ser perceptível! Imagem: Mídia Bahia | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Orégano: o tempero mágico

 

» FAO define 2021 como o ano das frutas e vegetais

 

» Doenças Inflamatórias Intestinais

 

EXISTE UMA PESSOA QUE NÃO SOLTE PUM?

 

O corpo humano é surpreendente, e até quando parece que nada acontece, vários processos ocorrem para que nosso organismo se mantenha vivo e funcionando bem, como quando estamos dormindo. Mesmo que você não perceba, solta puns todos os dias.

 

Segundo dados de especialistas, apresentados pelo site G1, um adulto saudável emite cerca de 1,5 L de gases por dia (o que corresponde a vinte puns). Esses gases são, principalmente, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e metano, que, quando expelidos, vão gerar uma movimentação de volume, mas não deixam cheiro ruim. Os gases do mau cheiro são enxofre e gás sulfídrico, que são 1 % de todos os gases do intestino.

 

QUANDO OS PUNS SÃO PROBLEMA?

 

Puns, por si só, são um problema mais social do que biológico. Eles são serão problema quando vierem associados a outros sintomas como a perda de massa corporal, dores abdominais, náuseas e vômitos.

 

EVITANDO PUNS

 

Mesmo que não sejam algo grave, puns ou flatulências são inconvenientes. Dá para evitar, com alguns cuidados com a alimentação.

 

Segundo o portal do médico Dráuzio Varella, alguns alimentos com carboidratos (como legumes: feijão, ervilha, lentilha...) ou lactose, não digeridos em nosso sistema digestório serão processados por bactérias que vivem no trato intestinal, e isso gera gases. Uma alimentação onde se abre muito a boca e se mastiga pouco também ajuda a aumentar a chance de puns malcheirosos. Ainda segundo esse mesmo portal, não faz sentido evitar alimentos como o repolho, por ter nutrientes ótimos e que ajudam a combater doenças.

 

Caminhar também fortalece a região abdominal e evita a flatulência. Exercício físico ajuda em muitas funções corporais.

 

FALANDO EM HÁBITOS ALIMENTARES

 

A alimentação é uma das chaves para a vida e para a saúde, sendo uma escolha muito importante que fazemos a cada dia. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende se faz sentido aquela expressão de que se deve “comer de tudo”:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Comer de tudo: será que isso faz sentido?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários