Fonemas e letras/sílabas

Língua Portuguesa


Para sermos exímios usuários da Língua Portuguesa, desde o comecinho da vida escolar somos ensinados não só a reconhecer letras e sílabas e transformá-los em mensagem, mas a transformar tudo em sons. Em nossa língua, ao contrário do inglês, temos quase um som por letra ou dígrafo, salvo algumas poucas exceções cabeludas.

Mas a experiência curta com as palavras, com longos tempos sem leitura ou escrita, pode dificultar o uso da língua. Há ainda os casos de pessoas que não chegaram a concluir o ensino médio ou mesmo o fundamental.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/09/Fonemas.LinguaPortuguesa.html
[Imagem: cocoparisienne/Pixabay]



O C-DE-SEBASTIÃO


O programa Roda a Roda do SBT, apresentado ora por Sílvio Santos, ora pela filha, apresentou um exemplo curioso. Para facilitar dizer as letras, em função dos fonemas, usou-se a famosa técnica da letra-nome (como M-de-Maria, B-de-bola). Só que o senhor que participou falou que apostaria em C-de-Sebastião.

Sílvio Santos, percebendo o erro que ouvira, perguntou se não ficaria melhor C-de-Casa. Então, o participante reiterou o que dissera.

Curioso foi que o "C" era letra correta para a palavra a apresentar. Mas os fonemas pregaram uma peça naquele senhor.


[Vídeo: Canal Fora do Normal]

PRÁTICA E GRAMÁTICA


Talvez pelos motivos que antes foram passados, ele não tenha percebido que era errado falar C-de-Sebastião, porém isso não significa que seja válida por completo aquela expressão de que a prática valeria mais do que a gramática.

O ideal é que as pessoas aprendam coisas e as apliquem. Se prática valesse mais do que gramática, o que falar dos "quatro real" do moço do pastel? Se na escola ele aprendeu concordância verbal e nominal, singular e plural, ele deve "praticar a gramática" e tomar por hábito falar os "quatro reais", para que o aprendizado tenha efeito.

É por isso que escolas, principalmente nas séries iniciais, reforçam tanto palavras com fonemas parecidos. P e B, M e N, F e V, S e Z e tantos outros pares são alvo de treinos constantes.

ALGUNS FONEMAS MAIS COMPLICADOS


Dentre os sons (fonemas) mais complicados em nossa língua, e que também são temas de aulas do fundamental, estão aqueles que correspondem às letras X e S.

A letra X pode apresentar os seguintes fonemas:

/X/ em caixa, abacaxi, enxame...
/KS/ em hexágono, hexadecimal...
/Z/ em exame, exímio...

Já o S pode possuir os seguintes sons:

/S/ em saco, sorvete, Silva...
/Z/ em casa, liso, coser, esteira ...


Para saber qual dos sons (fonemas) considerar para a respectiva palavra escrita, apenas com treino e dedicação. Devemos respeito ao senhor que errou a palavra no programa, mas devemos acompanhar a lição de casa das crianças para que aprendam.



👉 E ainda mais para você: Encontros na Língua Portuguesa


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários