Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (29)


Língua Portuguesa


APRISCO: é o nome especial dado para a mangueira ou curral quando se criam e manejam ovelhas. Esse nome surge em algumas músicas da Igreja Católica porque Jesus seria o pastor dos fiéis, em uma metáfora onde a Igreja seria o Aprisco.?

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/06/DedoEmRiste.Incauto.Aprisco.Vocabulario.html
[Imagem: truthseeker08/Pixabay]



INCAUTO: depois que você ler, vai pensar: que óbvio isso... mas é assim mesmo, como o logo do Carrefour. In indica "sem" e "cauto" seria uma forma de dizer "cautela", ou seja, o incauto é aquele sem cautela, inconsequente, que faz tudo pelo impulso.

DEDO-EM-RISTE: nada mais é do que uma forma polida de dizer que vai meter-o-dedo-na-cara! É uma expressão para situações com incisividade, sendo o riste um suporte para lanças durante combates.

EPISTEMOLOGIA: "Logia" é estudo (não se esqueça das primeiras aulas das disciplinas com "Logia" ensinando a etimologia das palavras). Esse estudo se refere ao saber e suas diferentes formas, com a construção do saber científico.

SUPINO: Está no vocabulário da galera da academia. Consiste em um exercício que fortalece o peitoril... aquele exercício que aparece nas videocassetadas onde o peso cai nas pessoas... esse mesmo!

TERGIVERSAÇÃO: é o termo jurídico para vira-casaca. Um mesmo profissional da área do Direito não pode atuar em paralelo ou em sequência para uma parte ou outra de um litígio.

CHAMARIZ: é aquilo que é posto para chamar a sua atenção em um local, principalmente quando você precisa comprar algo.

ESCORNEAR: é a ação ou ato de bater os cornos em algo (opa... aqui não é um dicionário...). Consiste em bater a cabeça ou, no caso dos animais, combater inimigos ou mesmo o ser humano com o uso dos chifres.

DIORAMA: é um tipo de miniatura que representa cenas reais, podendo ser bem realista. Não se deve confundir com maquetes, onde se tem um elemento estático, que é a construção.

PUTIANE: é apenas uma maneira de usar aquela figura de linguagem chamada "encompridol". Essa figura transforma leve em leviano (mesmo que o sentido real da segunda palavra seja outro, um verdadeiro desaforo) e "puta" em "putiane".



👉 E ainda mais para você: DESAPETRECHADA



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários