O que é um Porto Seco?


Curiosidades


Em um mundo globalizado são inúmeras as exportações e importações realizadas em torno do mesmo, de maneira que é exigida uma infraestrutura imensa e excelente para comportar e organizar as mercadorias que vão e vem. Tendo em vista esta demanda em escalas exorbitantes, é de se imaginar o tamanho e precisão da logística que rege todo este processo. Mas afinal, as mercadorias de importação e exportação ficam restritas apenas aos portos e aeroportos?

Diferente do que se imagina, existe uma outra estrutura por onde as grandes cargas de mercadorias passam, sendo estes locais os chamados portos secos.

Vista aérea
[Imagem: clicRBS]




Um Porto Seco ou também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI) trata-se de recinto ou depósito alfandegário destinado para o uso público, o qual tem como finalidade a armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagens. Toda a sua atuação é estabelecida por meio da Secretaria da Receita Federal.

E COMO FUNCIONAM?


Os portos secos são responsáveis pelo recebimento de cargas que irão ser exportadas, assim como também recebem cargas de importação ainda consolidadas, onde estas podem ser nacionalizadas de imediato ou ficar sob regime de entreposto aduaneiro. Sendo assim, as mercadorias de importação ficarão armazenadas no porto seco pelo período determinado pela Receita, e assim que ocorrer a nacionalização da mesma, esta pode permanecer como zona de armazenagem pelo tempo que o cliente precisar.

Essa armazenagem e regime de entreposto aduaneiro só é possível devido à localização dos portos secos, uma vez que estes são estabelecidos em zonas secundárias, geralmente no interior, para que não sejam acumuladas mercadorias nos portos.

BRASIL E OS PORTOS SECOS


Em sua magnitude e força de importação e exportação, o Brasil tem a sua disposição sessenta e três portos secos em operação espalhados pelo território nacional, sendo trinta e cinco unidades localizadas e distribuídas em quatorze estados de Federação. Somente no estado de São Paulo há outros vinte e sete. Por fim, há uma unidade de Porto Seco no Distrito Federal.

Para reafirmar a força de importação e exportação do Brasil, tem-se o porto seco da cidade de Uruguaiana (RS), é o maior do país/América Latina e ocupa a posição de terceiro maior porto seco mundial. Por lá, passam por volta de cinco por cento de todo o comércio exterior brasileiro.  






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

CONTEÚDO PRODUZIDO COM APOIO DA WEBTRENDS: http://webtrends.net.br/

Postar um comentário

0 Comentários