A relação com o poder


Cultura e Comportamento


Estamos em ano de eleições e os problemas, que são nítidos, muitos e fortes, reaparecem na forma de propostas de governo que irão mudar nossas vidas... Também ressurge o pensamento sobre quem terá o poder de comandar nossos estados e o país.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/Poder.Implicacoes.CulturaEComportamento.html
[Imagem: Estudo Bíblico]




Não vamos fazer uma definição formal e científica do que seria o poder. Mas vamos tentar pensar e definir o que iremos assumir como poder ao longo do texto. Um poder seria algo que você pode fazer e que não é comum a todo cidadão.

E isso pode ser um problema em si se for usado de maneira indiscriminada. Por exemplo: um governante e sua equipe podem aprovar uma obra, pois eles têm poder para isso. Mas sem um controle independente, podem ocorrer desvios, ou o poder de declarar vencedores em licitações pode ir em desacordo com o melhor candidato.

O fato de ter um poder nunca dispensa dar satisfações sobre o que se faz com ele. Isso acontece também fora do governo. Um profissional liberal tem liberdade em seus horários. Mas se não apresentar resultados, será questionado.

O poder também não pode ser permanentemente de uma mesma pessoa por muitos anos seguidos. Isso faz com que ela perca a noção de quem lhe deu esse poder e qual o objetivo de estar ali.

Por isso que eleições devem levar a nomes e partidos diferentes ao longo do tempo, para que se tenha diferentes vertentes de pensamento da sociedade dando sua contribuição. Essa é a principal base da democracia em que vivemos.

Valores éticos e morais de sinceridade, honestidade, compromisso, responsabilidade devem ser mantidos sempre. Uma pessoa não pode se deixar corromper, ou pensar que está acima dos outros pelo poder que tem. Isso vale, inclusive, quando esse poder vem do patrimônio que se tem.

Um poder é como um direito: ele é dado ou você conquista, mas é responsável pelo que faz com ele. E, como todas as coisas, ele tem limite.




👉 E ainda mais para você: Podemos, e este não é um texto motivacional



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários