Uva passa – nem tão polêmica assim!


Ciência & Saúde


Passado o final de ano e com poeira baixa, podemos falar um pouquinho mais das uvas passas. Algumas pessoas são fãs, outras detestam comer suas refeições de final de ano com esse toque a mais. O fato é que a uva passa, nutricionalmente, é ainda melhor do que a versão in natura: consenso este em que chegaram pesquisadores brasileiros, conforme reportagem veiculada no programa Globo Repórter.  

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/03/UvasPassas.Alimentos.html
[Imagem: Dieta e Receitas]



Além do sabor especial, a uva passa concentra mais os nutrientes, pois houve perda de água (a proporção é de 3:1, em massa, de uva in natura para uva passa). Há vitaminas A, B e K, resveratrol, ferro, potássio, antioxidantes e polifenóis. Esses componentes ajudam a evitar cânceres, Alzheimer, Parkinson e demência. Já o boro presente na uva passa atua combatendo a perda óssea em mulheres durante a menopausa. Estudos científicos também demonstraram a redução da pressão arterial (tanto sistólica como diastólica), após o consumo de uva passa, em pacientes estadunidenses.

A única restrição existente ocorre quando o consumo de açúcar precisa ser mais restrito na dieta de certas pessoas. As uvas in natura não amadurecem, ao contrário de outras frutas, após a colheita. Assim, colhida uma uva madura, tem-se excelentes uvas passas, com propriedades potencializadas. Mas é preciso observar que, durante a secagem, as mudanças físico-químicas que ocorrem não são proporcionais àquela medida de 3:1 em massa. Por exemplo: se 100 g de uva possuem setenta quilocalorias, 100 g de passas possuem mais de trezentas.

Outro ponto interessante é que a uva passa é obtida de uvas maduras, porém de menor porte ou outras características que a fazem ser “rejeitadas” em sua forma in natura. O processo de secagem das uvas pretas ocorre ao sol, durante três semanas. Já para as uvas claras, o processo é mecanizado.


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