Benefícios dos produtos sem lactose

Ciência & Saúde 


O consumo de leite comum (in natura, na forma de derivados, no famoso café com leite) é prazeroso para algumas pessoas e complicado para outras. Isso se deve a problemas no organismo que impedem ou dificultam a digestão de alguns componentes. 

Leite sem lactose
[Imagem: La Comunica Jornal]


Um deles é a lactose e o outro é a proteína do leite. No caso de problema com a proteína do leite, pode haver sensibilidade (alergia), sendo necessário restringir a dieta e eliminar leite e derivados. O problema disso é que é extremamente difícil tirar o leite da dieta e, exceto por indicação médica, não deve ser feito. Os alimentos à base de soja são uma opção nestes casos;

Quanto aos problemas com a lactose, pode ou haver intolerância, ou dificuldade de quebra desse dissacarídeo por conta da insuficiência da enzima lactase (em caso de intolerância, esta enzima não é produzida). Como sintomas desses problemas, ocorre mal-estar gastrointestinal, com gases, inchaço, dores abdominais e diarreia.

Para os problemas com lactose, nos últimos anos, a indústria do leite e derivados passou a produzir uma versão em que o dissacarídeo é ‘quebrado’ – adiciona-se lactase industrialmente e são gerados glicose e galactose, outros dois açúcares, após hidrólise. O leite sem lactose, em função disso, apresenta sabor mais adocicado. As proteínas, cálcio e os outros nutrientes, importantes em todas as idades e principalmente na infância, são mantidos.

Não só o leite, mas há versões de leite condensado, doce de leite, sobremesa láctea e outros que vêm sem lactose. O maior benefício é comer e sentir-se bem, afinal comer deve ser sinônimo de prazer.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários