O outro lado da escuridão


Cultura e Comportamento


Caminhando pelas ruas da minha cidade durante o início da noite, percebi que muitas estão com pouca ou sem nenhuma iluminação. Um perigo para quem caminha nesse horário. Podemos ser assaltados, ver um fantasma ou encontrar o Diabo em pessoa. Veio à minha mente um outro tipo de escuridão que está tomando conta das pessoas – a escuridão dos sentimentos...


[Imagem: Pixabay]


 

Estamos ficando cada vez mais cegos buscando a tão falada luz no final do túnel. Vivemos numa sociedade que buscamos ferozmente um líder para nos conduzir a até luz. Nunca na história da humanidade estivermos tanta informação em tão pouco tempo. O mundo das redes sociais aproximou pessoas que estão no outro lado do mundo, mas nos afastou das pessoas do nosso dia-a-dia.

Um elogio, um bom dia ou um abraço pode tirar alguém da escuridão da solidão. Mas a busca pelo poder e pelo bom status perante a sociedade acaba nos cegando, mesmo que não tenhamos nenhum problema de visão. A humanidade está vivendo a era das trevas com o crescimento de discursos e líderes que pregam o ódio, o machismo, o racismo, a homofobia a e a xenofobia.

O que mais me espanta é ver pessoas que ao mesmo tempo que pregam o ódio através redes sociais e depois usam a “palavra de Deus” citando Salmos e versículos da Bíblia para demonstrar que são “pessoas iluminadas”. Esconder-se atrás de um computador ou de um smartphone é fácil, mas encarar e olhar seus próprios defeitos, todos têm medo e fingem enxergá-los.

Muitas religiões acreditam na vida após a morte. As doenças deste século como a ansiedade e a depressão, fazem a gente ficar na escuridão uma vida inteira. Até hoje ninguém voltou para dizer se existe a luz no final do túnel.

O conhecimento pode nos tirar da escuridão da ignorância, porém pode jogar a pessoa mais culta na escuridão da arrogância. Às vezes, para vencer a escuridão é preciso enfrentá-la. Mesmo que tenhamos medo dela. É difícil, mas através do caos possamos encontrar as respostas que vivemos procurando.

Os lugares mais obscuros do universo são a mente e alma humana. Todos temos um pouco inveja, maldade, arrogância e ciúme em nosso DNA. Não podemos desfazer destes sentimentos, pois isso nos torna seres humanos. Somos imperfeitos. Uma rua escura pode assustar, entretanto o maior desafio é caminhar pelas ruas obscuras da mente. Para vencê-la é preciso ter persistência. Cada um tem que aceitar este desafio. Para alcançar o tão sonhado equilíbrio emocional, precisamos abraçar e dominar o nosso lado negro. Conseguir o controle abrindo mão do controle parece esquisito, mas pode funcionar.


ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Deputado em devaneio



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários