Nascer leitão 🐽 não é fácil!

Não é só se fingir para mamar deitado


Todo o mundo pensa que vida de leitão é fácil. Com isso, ficou famosa a expressão de se fingir de leitão para poder mamar deitado quando alguém busca facilidade demais. Entretanto, há alguns cuidados que os suinocultores precisam ter com esses animaizinhos logo ao nascer.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/02/PrimeirosDiasDosLeitoes.CienciaESaude.html
[Imagem: Calbos]



Quando a porca 🐷 começa a liberar leite pelos tetos, está próxima a hora do parto, que termina assim que for eliminada a placenta. Alguns passos importantes de manejo precisam ser feitos, como a remoção de placenta e líquidos fetais, aquecimento e corte do cordão umbilical. Após, deverá ocorrer a primeira mamada, para que os leitões ganhem anticorpos do colostro.

Pouco tempo após a essa primeira mamada, é necessário cortar ou desgastar os oito dentes que já nascem nos leitões, para que não machuquem as matrizes. Isso exige bastante cuidado para não acertar a gengiva e/ou a língua dos animais. Também ocorre o corte de um terço da cauda, para evitar o canibalismo entre leitões. O local precisa ser desinfetado com iodo.

Vários motivos levam a existir esses cuidados, como a dieta dos animais, o provimento de espaço (ou melhor, a falta dele), calor ou outros estresses, que podem gerar comportamentos ruins nos animais. Os leitões também não podem ver partes ensanguentadas nos outros, sob o risco de aumentarem os machucados.

Tudo acontece muito rápido com esses animais: do 7º ao 14º dias já deve ocorrer a castração dos leitões machos. E ao final de um mês, a maioria dos leitões já estará desmamada. A partir desse período, eles viverão em local separado das matrizes.

Existe uma coisa boa nisso tudo: os leitões escolhem os tetos em que irão mamar até o terceiro dia de vida. Os tetos peitorais são os melhores e, antes de terminar a escolha, podem ser destinados aos leitões mais fraquinhos, caso haja acompanhamento do suinocultor.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários