O ano é do Laicato... Mas afinal, o que é Laicato?

Religião


A Igreja Católica do Brasil declarou que o período entre 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 é o ano do “Laicato”. Entretanto, em muitos veículos de comunicação, faltou uma explicação clara do que significa a palavra “Laicato”, para que se justifiquem os objetivos nas movimentações que a Igreja fará ao longo de todo o ano.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/AnoDoLaicato.Religiao.html
[Imagem: E.Buchot]



“Laicato” é um conjunto de cristãos laicos, que são aqueles cristãos que são “leigos” ou “alheios” à vivência da Igreja e dos preceitos religiosos. O Estado pode até ser laico, mas a Igreja busca atingir cada indivíduo, aquele se considera pertencente ou não à Igreja, e trazê-lo para a vida religiosa em comunidade.

Dentro dos preceitos da Igreja, não se pode simplesmente julgar o outro e não lhe dar novas oportunidades de demonstrar sua fé e estar na Igreja. Entretanto, é valorizada a vida em comunidade, a participação em causas sociais, a presença periódica nas celebrações (ao menos aos domingos) e ciclos de oração para pedir e, principalmente, agradecer.

Se tudo isso é muito bom e importante para a vivência plena do catolicismo, por que não trazer mais pessoas para sair do laicato e vir para a Igreja? Parece que a Igreja do simpático Francisco e do exemplo absoluto Jesus está percebendo que é importante contagiar ao outro, isso faz parte da missão do católico. Apenas é preciso dosar como fazer isso sem machucar, ofender, ser demasiado insistente, como costuma acontecer com pregações assim. É contagiar, não impor – e assim será, a depender do líder de nossa Igreja.


👉 E ainda mais para você: Entendendo a passagem de Jesus



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários