Ciência & Saúde
As campanhas envolvendo cores e prevenção
contra doenças e outros problemas de saúde pública tiveram seu início no
outubro rosa e no novembro azul, buscando alertar na prevenção do câncer de
mama e de próstata. Mais tarde, a ideia se estendeu com o maio amarelo
(prevenção contra acidentes de trânsito), o junho vermelho (doação de sangue) e
muitas outras campanhas.
[Imagem: Tudo sobre câncer] |
O uso de cores agrega significado às
campanhas. As cores em geral transmitem ideias e sensações, que auxiliam na
assimilação do conteúdo. Apesar de ocorrer, de forma rara, em homens, o câncer
de mama se manifesta na maioria das vezes em mulheres, associadas ao rosa. Os
homens, por sua vez, costumam ser associados à cor azul: a cor não é
exclusividade masculina, mas a próstata é.
O amarelo pode ser associado ao sinal
semafórico de alerta, pois o número de acidentes no Brasil é elevadíssimo. Já o
vermelho, associado à paixão e à intensidade, colore o sangue de nossas
artérias e veias, bem precioso e que pode ser doado ao próximo.
Apesar de a ideia das campanhas com cores
ser muito criativa, ela vem sofrendo com a exaustão. Muitas novas campanhas vêm
surgindo, trazendo associações aleatórias e que não agregam em nada ao tema a
ser discutido. Ou ainda, estão surgindo muitas campanhas diferentes associadas
a um mesmo mês, sem o engajamento necessário para destacar uma ou outra.
No mês de setembro por exemplo, surgiram as
campanhas do setembro amarelo, em busca do combate ao suicídio; setembro verde
como mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e setembro
verde de prevenção ao câncer colorretal. As causas são importantíssimas, mas os
calendários estão ficando tão multicoloridos quanto a bandeira LGBT.
É preciso buscar novas estratégias, que
sejam realmente criativas, para comunicar e trazer à sociedade as campanhas em
busca da prevenção e tratamento de doenças. Ou as campanhas poderão passar
batidas, diante da falta de criatividade e coerência dos seus criadores. Isso
não irá acontecer nas campanhas de outubro rosa e novembro azul, pois ficaram
bem consolidadas e associam o visual ao significado.
Você conhece alguma outra campanha ocorrendo
nesse mês, e qual a sua “cor” eleita? Deixe sua contribuição nos comentários.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!