Esse mês é de que cor mesmo?

Ciência & Saúde


As campanhas envolvendo cores e prevenção contra doenças e outros problemas de saúde pública tiveram seu início no outubro rosa e no novembro azul, buscando alertar na prevenção do câncer de mama e de próstata. Mais tarde, a ideia se estendeu com o maio amarelo (prevenção contra acidentes de trânsito), o junho vermelho (doação de sangue) e muitas outras campanhas. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/09/QueCorEEsseMes.CienciaESaude.html
[Imagem: Tudo sobre câncer]



O uso de cores agrega significado às campanhas. As cores em geral transmitem ideias e sensações, que auxiliam na assimilação do conteúdo. Apesar de ocorrer, de forma rara, em homens, o câncer de mama se manifesta na maioria das vezes em mulheres, associadas ao rosa. Os homens, por sua vez, costumam ser associados à cor azul: a cor não é exclusividade masculina, mas a próstata é.

O amarelo pode ser associado ao sinal semafórico de alerta, pois o número de acidentes no Brasil é elevadíssimo. Já o vermelho, associado à paixão e à intensidade, colore o sangue de nossas artérias e veias, bem precioso e que pode ser doado ao próximo.

Apesar de a ideia das campanhas com cores ser muito criativa, ela vem sofrendo com a exaustão. Muitas novas campanhas vêm surgindo, trazendo associações aleatórias e que não agregam em nada ao tema a ser discutido. Ou ainda, estão surgindo muitas campanhas diferentes associadas a um mesmo mês, sem o engajamento necessário para destacar uma ou outra.

No mês de setembro por exemplo, surgiram as campanhas do setembro amarelo, em busca do combate ao suicídio; setembro verde como mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência e setembro verde de prevenção ao câncer colorretal. As causas são importantíssimas, mas os calendários estão ficando tão multicoloridos quanto a bandeira LGBT.

É preciso buscar novas estratégias, que sejam realmente criativas, para comunicar e trazer à sociedade as campanhas em busca da prevenção e tratamento de doenças. Ou as campanhas poderão passar batidas, diante da falta de criatividade e coerência dos seus criadores. Isso não irá acontecer nas campanhas de outubro rosa e novembro azul, pois ficaram bem consolidadas e associam o visual ao significado.

Você conhece alguma outra campanha ocorrendo nesse mês, e qual a sua “cor” eleita? Deixe sua contribuição nos comentários.

👉 E ainda mais para você: As cores pela saúde - junho vermelho.



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários