Luta ou exagero?

Cultura e Comportamento


A prática comum, por parte de casas noturnas e/ou festas de finais de semana de cobrar valores diferenciados para homens e mulheres, ou ainda isentar mulheres do pagamento de ingressos, está por um fio. Tanto que, a partir de agora, muitos locais já aboliram a prática. Situações como essa nos fazem refletir questões de gênero, e se as mesmas realmente possuem a importância que é dada, ou ainda se são adequadamente abordadas. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/08/LutaOuExagero.CulturaEComportamento.html
[Imagem: Reprodução/Facebook]



Outro caso semelhante aconteceu com materiais de curso preparatório para concurso público, onde uma estudante de medicina achou inadequada a forma com que as mulheres foram retratadas (figura). Segundo a opinião da mesma, o material ajuda no despreparo dos estudantes, reforçando ideias machistas de que a culpa é sempre feminina.

À parte as discussões sobre ingressos e cursinho para concursos, uma realidade é fato e, infelizmente, ainda prevalece em nosso país. Muitas vezes, mesmo com uma capacidade intelectual e competência equiparáveis a de um bom profissional do sexo masculino, na mesma função, as mulheres recebem salários menores. E ainda enfrentam jornadas cansativas com o acréscimo do serviço doméstico.

Com o aumento da escolaridade e nível cultural da população, espera-se que esta realidade seja modificada. Homens e mulheres precisam assumir a divisão de tarefas como uma filosofia familiar. Apenas uma educação com novos valores irá construir uma nova mentalidade. Entretanto, é preciso estar atento na forma com que essa educação será dada. Há pessoas que defendem uma criação onde não há brinquedos para meninos e meninas, mas será que passar por cima das diferenças entre eles, oferecendo bonecas a meninos e carrinhos a meninas, irá criar pessoas melhores? 

Estamos passando por transformações nos valores da sociedade e, com isso, virá a dosagem correta do que é importante mudar, ou o que é exagero. E para você, como a questão de igualdade ou diferença dever ser tratada? Deixe suas percepções nos comentários!

E ainda mais para você: Machismo e Feminismo



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários