Sustentabilizando

Tecnologia


Sustentabilidade é um conceito amplo, podendo ser resumida pelo sentido financeiro que damos a se sustentar, que consiste em atender nossas necessidades, com capacidade de poupança e sem comprometer o futuro. Pelos impactos sociais, ambientais e econômicos, a produção de energia e consumo de recursos naturais são pontos-chave em busca da Sustentabilidade, sendo alguns dos itens abrangidos pelo app “Sustentabilizando”, disponível para download gratuito para Android.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/Sustentabilizando.Tecnologia.html
[Imagem: Play Store/ Reprodução]



O Sustentabilizando foi criado pelos gêmeos Jeiel e Junio, que venceram o prêmio Bom Exemplo 2017, promovido pela TV Globo Minas, na categoria Cidadania. Ambos concluíram curso técnico em informática e pretendem, futuramente, avançar nos estudos e desenvolver novos aplicativos, segundo entrevista concedida a Fátima Bernardes em seu programa “Encontro”.

Nele é possível aprender usando alguns jogos educativos, com um teste de conhecimento e um jogo da memória, sobre reciclagem e a divisão por lixeiras. Porém o recurso mais interessante está no cálculo mensal do consumo individual de água e de luz. O usuário fornece dados de tarifa da concessionária local e vai marcando em seu aplicativo quando utilizar algum aparelho elétrico e/ou hidráulico.

No caso do chuveiro elétrico, um dos equipamentos residenciais mais potentes, o aplicativo cronometra o uso e, passado algum tempo (dentro de um limite considerado acima do ideal), emite alerta sonoro indicando que o banho está demorando demais. Isso auxilia a enxergar o desperdício e se educar.

Aliás, esse é o grande ponto de usar um app como o Sustentabilizando, pois o indivíduo passa a monitorar seus hábitos de consumo. Ao longo do tempo, pode ainda ver resultados em atitudes diárias que tomar, pois passa a conhecer sua média mensal. Obviamente, só há valor nos dados obtidos se há um rigor, por parte do usuário, em fornecer as informações de entrada corretamente, ou seja, todo e qualquer uso de água e luz.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários