A opinião de alguns brasileiros sobre a Copa do Mundo FIFA™ de Futebol no Brasil


Esporte


Quando a Copa do Mundo começou a ser disputada em 1930, no Uruguai, era um simples torneio de futebol. Hoje, oitenta e quatro anos depois, disputa com as Olimpíadas da era moderna o título de evento mais assistido do mundo. Depois da primeira copa, a cada quatro anos seria disputada em um novo lugar, sendo interrompida nos anos 1942 e 1946, por causa Segunda Guerra Mundial e retornando a ser disputada no Brasil em 1950, onde nossa seleção perdeu a final no Maracanã, para o Uruguai, por 2 a 1 de virada, onde perdemos a chance de sermos campeões pela primeira vez.

https://www.oblogdomestre.com.br/2017/03/OpinioesSobreCopaDoMundo.Esporte.html
[Imagem: StockSnap/Pixabay]



Sessenta e quatro anos depois, a Copa retorna ao Brasil, que agora é pentacampeão do mundo e é considerado “o país do futebol” graças aos títulos nas copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coreia do Sul e no Japão. O Brasil vem buscando o hexacampeonato mundial desde 2006, mas foi uma decepção e o mesmo aconteceu em 2010.

Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, no ano de 2007, o povo brasileiro apoiou a escolha do país para sediar o mundial. Sete anos depois da escolha isso mudou em muito, a começar pelos atrasos nas obras dos estádios nas doze cidades-sedes e principalmente o uso de dinheiro público nas construções e reformas dos estádios, onde até os estádios particulares (isso quer dizer os de clubes) também receberam dinheiro público como a Arena da Baixada em Curitiba, estádio do Atlético-PR e o Beira-Rio em Porto Alegre, estádio do Internacional, pois no plano inicial seriam os clubes que deveriam arcar com as despesas de reforma de seus estádios.

No evento-teste, que foi a Copa das Confederações (aconteceu no ano passado) o fato mais marcante não foi a brilhante campanha da seleção brasileira, onde a torcida cantava a primeira parte do hino nacional até o fim e os jogadores cantavam junto, nem a vitória na final contra a atual campeã mundial a Espanha por 3 a 0. Destacados mesmo foram os protestos contra a Copa no Brasil em todo o país, quando o povo pediu escolas, hospitais e segurança “padrão FIFA”, pois o dinheiro que foi gasto nos estádios poderia ser usado em reformas de escolas, construções de hospitais e melhorar os salários de médicos, professores e policiais.

Perguntei a três estudantes da nona fase de psicologia do Centro Universitário Unifacvest sobre vários aspectos da Copa do Mundo. Cada uma respondeu a uma pergunta: Itanise de Souza Itchtchuk, 22 anos, de Vacaria; Raquel de Vargas Pereira, 21, também de Vacaria e Martina Citatin Arruda, 22, de Lages.

Mateus: Porque o brasileiro é contra a copa do mundo no seu país, em sua opinião?
Raquel: “O brasileiro tem uma má visão do país”.

Mateus: Por que mudou de opinião sobre a escolha do Brasil para sede da copa de 2014?
Itanise: “Acredito que quando o Brasil foi escolhido todos apoiaram a Copa, mas o país nunca teve tão bem em desenvolvimento social e a África do Sul que sediou a última copa é um dos países com menos recursos que o Brasil e fez uma belíssima Copa”.

Mateus: Em sua opinião, por que Florianópolis não foi escolhida como cidade-sede da copa e qual o lado negativo da copa?
Martina: “Florianópolis não tinha condições de ser sede da copa por causa de sua infraestrutura, sou contra o Brasil parar os serviços públicos principalmente nos jogos da seleção brasileira”.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: A herança da Copa



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários