Tipos de Release


Jornalismo


O release é o texto produzido por uma assessoria de imprensa e direcionado a veículos de comunicação. A linguagem e o estivo do release devem ser jornalísticos. O principal objetivo é servir de apoio, atração ou pauta. As suas qualidades é demostra-se pelo valor da informação e apresentação. No Blog do Mestre você vai ver em tópicos dicas de fazer cada tipo de release, além do teaser e do press kit:


[Imagem: Mundo em Pauta]



1 - Release para Colunismo Social

- Pessoas e cargos.
- Texto.
- Legenda.
- Adjetivos.
- Advérbios.
- Fotos posadas.
- Personalizadas.

2 - Release Cortesia

- Não faz referência à empresa responsável pela publicação, quer ao produto ou marca.
- Elaborados para terceiros.    
- Fortalece laços.

3 - Release Convite

- Informações que podem ser transformadas em matéria.
- Programa oficial do evento.
- Textos curtos.

4 – Release Brinde

- Carta.
- Sem título.
- Texto curto.
- Ficha técnica do brinde.
- Para redatores publicitários.
- Promoção do produto.

5 – Release Depoimento

- Entrevista de opinião.
- Artista ou pessoa influente falando de um produto.

6 – Release Cobertura
           
- Antecedência

7 – Release Greve
            
- Nome da instituição.
- Marca da empresa.

TEASER

- Assunto que irá divulga não constitui notícia
- Faz parte de um pacote de comunicação
- Cunho Publicitário pode ser acompanhado de um brinde

PRESS KIT

- Exige a sensibilidade de um editor, a criação de um publicitário, o planejamento de um relações públicas e a redação jornalística apurada.
- Envelope ou pasta de imprensa.
- Textos e fotos.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: Como fazer uma boa entrevista jornalística?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários