Os cinco passos do Briefing


Jornalismo


O briefing é o resumo ou coleta de informações necessárias referente ao mercado, concorrência, perfil do consumidor e do produto ou serviço. Vendo a tradução do termo, com origem no inglês, o “significado” trazido ao contexto brasileiro é a tradução literal dele. Consiste em um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários, sendo a base de um processo de um planejamento.

Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. Significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.

Confira cinco passos para montar um bom briefing:

https://www.oblogdomestre.com.br/2017/03/CincoPassosDoBriefing.Jornalismo.Variedades.html
[Imagem: HNDPTESBC/Pixabay]



PRIMEIRO PASSO:


Histórico do Produto ou Serviço:

- Como é, até o momento, o desenvolvimento desse produto ou serviço na empresa?
- Quais as experiências passadas?
- Como surgiu a vontade original para o desenvolvimento desse projeto?
- Que resultados a empresa pretende alcançar com o projeto?

SEGUNDO PASSO:


Características e Diferenciais do produto ou Serviço:

- Que oportunidade a empresa quer aproveitar?
- O que está “faltando” no mercado e o que a empresa pretende oferecer?
- Como o produto deverá ser apresentado?
- Quais os diferenciais em comparação aos concorrentes?
- Qual seu argumento de venda?
- Existem normas técnicas e leis que regulam este tipo de mercado, questões técnicas ou restrições ambientais?

TERCEIRO PASSO:


Público-alvo do Produto ou Serviço:

- Toda informação sobre o público-alvo é importante: idade, onde mora, onde trabalha, seus hábitos e, principalmente, suas singularidades.
- Para quem o produto ou serviço se destina?
- Como a empresa pretende que público-alvo tome conhecimento sobre esse produto ou serviço?
- Onde será comercializado?

QUARTO PASSO:


Material a ser desenvolvido para divulgar o produto ou serviço:

- Que peças de comunicação devem ser criadas pela agência?
- Que características a empresa quer atribuir a esse produto ou serviço?
- Qual deve ser a abordagem da comunicação?
- Existem cores a serem seguidas ou evitadas? Pode usar linguagem coloquial?
- Sua empresa tem imagens para passar a agência?
- Tem alguma imagem que já foi utilizada na campanha?
- Existe alguma restrição de imagem, tamanho, palavra ou formato?
- Muito importante: se você já tem algo em mente, mostre à sua agência! Fica mais fácil acertar na criação.

QUINTO PASSO:


Cronograma de Trabalho:

- Quando o projeto deverá ser lançado?
- Há uma feira ou oportunidade que a empresa quer aproveitar?
- Quando as peças de comunicação deverão estar prontas?
- Onde e para quem deverão ser entregues?


ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia do blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


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