O que faz um mesentério, o mais “novo” órgão do corpo humano?

Ciência & Saúde


A definição do mesentério como um órgão, antes considerado parte de outro dentre os oitenta órgãos conhecidos, movimentou e ainda irá movimentar o meio científico daqui em diante. Há documentos que Leonardo Da Vinci, Frederick Treves e outros já haviam mencionado sua existência (mesmo que com considerações distintas das atuais), apontada por J. Coffey e outros pesquisadores da instituição irlandesa University Hospital Limerick, após seis anos de estudos.  

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/02/Mesenterio.CienciaESaude.html
[Mesentério e estruturas próximas. Imagem: J Calvin Coffey/D Peter O'Leary/Henry Vandyke Cart]


Para que se tenha um órgão, é necessário que haja uma estrutura única e contínua, condição esta que foi verificada e permitiu a reclassificação. O Mesentério é uma dobra dupla do peritônio (membrana que protege órgãos do aparelho digestivo), cujas funções conhecidas são a de sustentação e irrigação sanguínea de vísceras, defesa imunológica e transporte de nutrientes (de e para) os intestinos. É composto por fibras e células de tecido conjuntivo.

Futuramente, devem ocorrer pesquisas que permitam indicar melhor se estas são as únicas funções do órgão. Até então, considera-se que o mecanismo de digestão seja plenamente conhecido. Mas, definir funções adequadamente poderá permitir associar doenças (ou não, como aquelas que envolvem irrigação sanguínea deficiente) e verificar possíveis tratamentos, incluindo intervenções menos invasivas.

E ainda mais para você, dos 🎈🎉 5 anos do blog do mestre: Quais os sintomas de hipertensão e como monitorar a pressão arterial?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários