O Movimento Farroupilha queria separar o Sul do resto do país?

História


Atualmente, com o movimento ‘O Sul é o meu país’ ganhando adeptos por todos os estados da Região Sul, tem-se discutido essa possibilidade, por mais remota que seja. O Brasil, em sua constituição, possui algumas cláusulas, das quais não se pode alterar (cláusulas pétreas), entre elas estando a estrutura governamental de federação, com estados. Assim, uma separação ocorreria apenas com um novo movimento de revolução.

 
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
[Imagem: Top Datas]


Entretanto, se hoje a ideia de algumas pessoas seria a separação (enquanto outras ainda creiam numa união nacional, valorizando diferenças socioeconômicas e culturais), durante a Revolução Farroupilha (1935 a 1936), a ideia não era essa.  Os rumos da História é que mudaram.

A Revolução Farroupilha veio da insatisfação com altos impostos do charque nacional, o descaso da coroa com os pagos gaúchos (a defesa da fronteira nacional era cargo dos próprios estancieiros), entre outros motivos. Apenas mais tarde, quando se pensou no ideal de lutar por um lado distinto, uma outra bandeira, que surgiu a República Rio-grandense e República Juliana (SC), transformando Revolução em Guerra.

Outros movimentos que ocorreram no Brasil Império buscaram realmente a separação da federação. Caso houvessem sido bem-sucedidos, teríamos uma série de outros países do porte dos atuais vizinhos latino-americanos. Ou o Uruguai poderia ser mais um estado do Brasil. Enfim, os rumos que História tomou resultam no que temos hoje. E esse mundo atual resultará em um futuro que amanhã nos espera, com o Sul sendo país ou ideal.


E ainda mais para você: O Hino Rio-grandense que reviveu Atenas




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários