O Hino Rio-grandense que reviveu Atenas

História


O Hino Rio-grandense, certamente entoado no dia de hoje em todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul, pelo marco histórico e pelo imenso significado que tem o dia 20 de setembro, passou por algumas mudanças ao longo do tempo. Apesar de que sua origem realmente seja da época da República Rio-grandense (veja mais sobre o Hino e sobre a data nos posts sugeridos), uma estrofe em especial foi removida.

Churrasco, chimarrão, laçador, serra, etc.
[Outros símbolos do RS. Imagem: Click Grátis]


“Entre nós reviva Atenas,
Para assombro dos tiranos,
Sejamos gregos na vitória,
E na virtude, romanos.”

A letra, segundo o projeto de Lei (do então deputado estadual Getúlio Marcantônio) que promoveu a retirada, no ano de 1966, tinha um trecho (acima), que já ‘não era entoado ou mesmo desconhecido’ pelo povo gaúcho. Segundo alguns defensores da retirada, também há o fator de não identificação, pois eram citados outros povos e aquilo não estaria remetendo ao Rio Grande do Sul e seu povo. Entretanto, vale ressaltar que mesmo os ideais de ‘Igualdade, Liberdade e Fraternidade’ têm origem na maçonaria e/ou também atribuídos aos ideais da Revolução Francesa, e seguem no brasão estadual. Ou seja, esta discussão quanto à identificação e origem é muito mais extensa.

Em 2007, houve um projeto de Lei, sem sucesso, que buscava restabelecer a estrofe. Neste momento, alguns movimentos estaduais estavam buscando trazer novamente o Hino às suas origens, enquanto outras mantiveram os mesmos argumentos de não identificação. Porém, segundo Enio Siedburger e outros, em artigo publicado na Revista Caribeña de Ciencias Sociales, a exclusão desta estrofe tem mais a ver com o contexto político brasileiro na época de exclusão, onde falar em tirania em plena ditadura militar não seria uma boa ideia, sendo o real motivo da mudança. Pelos mesmos autores, não há sequer menções na época de que houvesse esse desconhecimento da estrofe que reviveu Atenas.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários