Locais de coração e locais de moradia

Cultura


O local onde a gente vive influencia muito a nossa rotina e qualidade de vida. Pode ser ainda mais prazeroso ali estar se houver algum tipo de conexão afetiva que ligue você àquele local, podendo ser o local onde você nasceu, onde conquistou seu primeiro imóvel, onde se mudou para progredir nos estudos ou na carreira. Mas, nem sempre uma coisa está atrelada a outra.

[Imagem: Elo7]



Da mesma forma, alguém ter nascido em um determinado local não serve como indicativo de seguir os costumes e tradições dali. O fator terra natal se demonstra ainda menos significativo quando alguém ou apenas nasce ou se muda extremamente pequeno e passa sua vida em outro. Como ilustração desse fato, a velha estória da gatinha que deu à luz dentro do forno: não foi porque ali os gatinhos nasceram que eles vêm a ser biscoitos.

Um terceiro fato é a mudança após anos tendo morado em sua terra natal, tendo gosto por o que lá se cultiva (nativismo). Por mais que se mude de endereço, a essência do que somos não muda e muito do que se é acaba-se levando para o novo local, e a cidade natal passa a ser uma espécie de local de coração, onde parte dos seus sentimentos e lembranças mais bonitas ainda moram.

Porém ninguém fica intacto com a mudança. Conhecer novas pessoas, viver em realidades diferentes, assumir uma nova forma de vida faz com que troquemos conhecimentos e experiências, façamos novas amizades ou até mesmo peguemos um pouco do sotaque desse novo lugar. Por outro lado, se a experiência da mudança for malsucedida, não houver alguma expectativa de melhor condição de vida, ainda há alguma bagagem acumulada, mas o local de moradia acaba não se tornando um local de coração.

E você, possui alguma história bacana envolvendo algum local de coração, ou apenas de moradia? Deixe seu depoimento por meio de comentário!

E ainda mais para você: O que eterniza a gente?




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários