Variedades
Ensinar bem quase sempre é uma arte, que
exige talento, esforço, dedicação e muito conhecimento. Um bom professor sabe
disso e, em busca de um maior aproveitamento por parte de seus alunos, algumas
técnicas podem ajudar seja no ato de estudar como durante provas,
justificando-se em alguns casos. Veja os prós e contras de algumas delas:
[Imagem: Social de Verdade] |
Usar colão:
um colão, geralmente em frente e verso de uma folha A4, escrito a mão, pode
servir como motivação para o aluno estudar e até mesmo elaborar resumo ali
conforme a extensão do assunto. Assim, professores evitam de ter de passar
formulários ou tabelas que seriam usados unicamente para o teste. O problema é
se algo fundamental para resolver a prova não estiver nesta cola, que não
pudesse ser decorado ou entendido. Outro inconveniente é o fato de haver alunos
que apenas reproduzem a cola dos outros, ou pior, não estudam por conta da
consulta.
Prova com consulta:
Quando existem grandes quantidades de assuntos que exijam tabelas e dados mais
extensos, ficaria irreprodutível em uma cola A4 e não se aprenderia muito em
copiar. Então uma opção é permitir a consulta individual ao material de aula.
Isso é importante quando o que se avalia é o entendimento e que, numa situação
(profissional ou não) futura, essa consulta seja possível. Possui também o
inconveniente de alguns alunos não estudarem previamente.
Desafio diário:
para os pequenos e pré-adolescentes, o professor pode dar pequenas tarefas a
serem resolvidas de um dia para o outro, como ler um texto, responder um
problema de matemática, pesquisar sobre algo. Isso estimula o gosto pela busca
de respostas e aumenta a participação da turma. O inconveniente de aplicar em patamares
de estudo mais avançados é o tempo ou alguns estudantes não fazerem por saber
que na aula seguinte será visto todo o tema e a resolução.
Usar planilhas eletrônicas em tablet ou
PC:
Planilhas eletrônicas tipo Excel exigem várias regras de multiplicação de
matrizes que vêm da matemática matricial, seguindo uma forma semelhante a elas
e facilitando o entendimento de regras básicas. Também pode ser uma excelente
ferramenta para conferência de sistemas lineares. Por outro lado, nos primeiros
contatos, pode estimular uma baita preguiça nos alunos de fazerem a mão.
O que vimos na aula passada:
desde que não se tenha uma cobrança de o aluno realmente ter uma resposta no
momento, é uma ótima sacada, porque no tempo de retomada, se prestou-se atenção
na aula anterior, relembra-se; caso contrário, aprende-se. Pode ajudar também a
desinibir os mais tímidos.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE
BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!