Significados das bandeiras (26) - Estado da Paraíba


Curiosidades


 A bandeira da Paraíba é uma das que possui a mais forte simbologia política dentre todas as bandeiras estaduais brasileiras. Dois grandes ícones do cenário político estão representados nesta bandeira que, acredite, foi influenciada negativamente por uma das reformas ortográficas brasileiras.

PB
[Imagem: Wikipedia]


Na bandeira paraibana, há duas faixas verticais, sendo a vermelha representando a Aliança Liberal, que se opunha à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República em 1929 (cuja chapa era composta por Getúlio Vargas para presidente); e a faixa preta em homenagem ao ex-governador estadual e que dá nome à capital estadual, João Pessoa (vice nesta mesma chapa), cujo falecimento se deu em 1930. Na faixa vermelha, há o verbo ‘nego’ (do infinitivo negar, primeira pessoa do singular do presente do indicativo) que, na versão original possuía acento diferencial, facilitando seu entendimento.

Este verbo ali indicado não foi necessariamente dito por João Pessoa, mas seria simbolicamente uma indicação de sua indignação com seu sucessor, nomeado à época pelo presidente Washington Luís. Outras fontes históricas afirmam que a bandeira paraibana é um puro simbolismo em cima de João Pessoa, sendo a faixa preta o luto por sua morte e a vermelha o sangue dele derramado, não sendo a melhor forma de representar o povo paraibano.

A adoção da bandeira ocorreu em 1930, por meio da Lei nº 704, e a oficialização apenas em 26 de julho de 1965. Sua proporção é de 7:10 módulos com a faixa vertical negra ocupando um terço de sua área e a faixa vermelha ocupando os dois terços restantes.

E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Maranhão





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários