As cores pela saúde - Junho Vermelho

Ciência & Saúde


A iluminação é uma forma de decoração relativamente barata e que destaca muito bem formas e nuances de diferentes objetos. Porém pode não ser esta a única função da iluminação no ambiente urbano: uma iluminação colorida em meio às ruas pode ser um alerta para diferentes questões ligadas à saúde. Uma das campanhas de maior destaque com esta estratégia é o outubro rosa, onde diferentes estabelecimentos e instituições público-privadas destacam seus edifícios em iluminação rosa, para chamar a atenção às mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. Esta não foi a primeira ação de conscientização sobre o tema, nem se sabe ao certo quando começou e de quem foi a iniciativa.

Memorial da América Latina
[Imagem: UOL]


Mais tarde, entrou em jogo, coladinha na campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul: uma campanha para destacar a importância do exame de próstata para os homens, a fim de verificar quanto a uma possível existência de câncer de próstata. Assim como o câncer de mama, ou como qualquer tipo de câncer, a prevenção é fundamental.

E, por fim, em 2015, começou uma campanha de conscientização para aumento do número de doadores de sangue nos meses mais frios, o Junho Vermelho, onde o número é drasticamente reduzido. No Brasil, o número de doadores de sangue é menor do que o mínimo necessário para estoques adequados de sangue nos hemocentros que, por menor do que seja, não é alcançado: 3% da população.

Se o número já é inferior ao mínimo, pode haver falta de certos tipos sanguíneos durante os meses mais frios, exigindo empréstimos entre hemocentros. Se você não estiver na janela de doação, ou atender aos requisitos para ser um doador (veja como nos posts sugeridos), esta é uma época em que este ato se torna ainda mais importante. É um pouco do vermelho de vida que colore os edifícios nesta época que dará a chance de vida para mais quatro pessoas.

E ainda mais para você: Doação de sangue





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários