Ciência & Saúde
A iluminação é uma forma de decoração
relativamente barata e que destaca muito bem formas e nuances de diferentes
objetos. Porém pode não ser esta a única função da iluminação no ambiente
urbano: uma iluminação colorida em meio às ruas pode ser um alerta para diferentes
questões ligadas à saúde. Uma das campanhas de maior destaque com esta estratégia
é o outubro rosa, onde diferentes estabelecimentos e instituições
público-privadas destacam seus edifícios em iluminação rosa, para chamar a
atenção às mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. Esta não foi a
primeira ação de conscientização sobre o tema, nem se sabe ao certo quando
começou e de quem foi a iniciativa.
[Imagem: UOL] |
Mais
tarde, entrou em jogo, coladinha na campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul:
uma campanha para destacar a importância do exame de próstata para os homens, a
fim de verificar quanto a uma possível existência de câncer de próstata. Assim
como o câncer de mama, ou como qualquer tipo de câncer, a prevenção é
fundamental.
E,
por fim, em 2015, começou uma campanha de conscientização para aumento do
número de doadores de sangue nos meses mais frios, o Junho Vermelho, onde o
número é drasticamente reduzido. No Brasil, o número de doadores de sangue é
menor do que o mínimo necessário para estoques adequados de sangue nos
hemocentros que, por menor do que seja, não é alcançado: 3% da população.
Se
o número já é inferior ao mínimo, pode haver falta de certos tipos sanguíneos durante
os meses mais frios, exigindo empréstimos entre hemocentros. Se você não
estiver na janela de doação, ou atender aos requisitos para ser um doador (veja
como nos posts sugeridos), esta é uma época em que este ato se torna ainda mais
importante. É um pouco do vermelho de vida que colore os edifícios nesta época que
dará a chance de vida para mais quatro pessoas.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE
BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!