A (Guerra de) Secessão dos Estados Unidos

História

Secessão significa separar ou dividir algo que até então se encontrava unido. Os EUA, em 1860, à época da eleição de Abraham Lincoln, possuíam duas regiões político-econômicas bastante distintas: a região norte, de forte crescimento industrial, não escravocrata, enquanto os estados do sul eram voltados para uma economia agrícola, com predomínio do latifúndio e da mão-de-obra escravizada. A presença de mão-de-obra escrava foi muito comum em todos os cantos do mundo e foi sendo abolida por conta de movimentos ideológicos e por questões político-econômicas, visto que os regimes de votação popular ganhariam mais adeptos com a redução de escravos e o mercado consumidor aos produtos industrializados cresceria também. 

Estados Unidos da América
[Imagem: História CSD]


A produção latifundiária sulista produzia principalmente algodão, e desejava manter seu estilo de produção e manejo de mão-de-obra, comprando maquinários mais baratos e se fosse necessário, importados. Os estados sulistas também buscavam maior facilidade na exportação de produtos agropecuários.

Havendo duas partes tão distintas em um mesmo país, os ânimos se acirraram. Para se ter uma ideia, antes de Abraham Lincoln ser eleito, havia 19 estados que proibiam a escravidão e outros 15 que permitiam, sendo que ele era a favor da abolição da escravatura. Antes mesmo de sua posse, 11 estados se uniram e formaram os Estados Confederados da América, e deflagraram o conflito.

Ambas as partes iniciaram a Guerra (afinal, naquele momento, eram dois países) com o alistamento voluntário, mas o número elevado de mortes (que fecharam em 620 mil) fez com que o alistamento obrigatório tivesse de ser instituído. Para se ter uma ideia, o número de mortos correspondeu a 2% do total da população estadunidense da época.

Os estados do Norte eram mais ricos e preparados economicamente, o que teve um peso muito grande no conflito, e confirmou sua vitória em 1866. Houve a abolição da escravatura mas, assim como aconteceu no Brasil, os negros ganharam a liberdade mas não a dignidade plena, visto que não se deram boas condições de emprego e integração social. Até o ano de 1877, os estados sulistas foram submetidos à ocupação militar, enquanto os estados do Norte fortaleceram cada vez mais sua influência política e seu desenvolvimento industrial.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários