O Blog do Mestre é neutro em emissões de Carbono

Consciência Ambiental 

[Foto: Educalia] 

A empresa Guiato, que possui um portal de ofertas de varejo na web, está promovendo uma iniciativa inovadora na promoção da redução de emissões de Carbono pelo uso da rede. Em parceria com blogs e sites, e com o Instituto Brasileiro de Florestas, a cada novo endereço eletrônico que adere à campanha, mais uma árvore é plantada, o que neutraliza as emissões médias geradas por um blog.
Estas emissões ficam em volta de 3,6 kg anuais. O processo de criação da floresta é feito em por meio do plantio de espécies nativas em zona de reflorestamento na cidade de Apucarana, no Paraná. A iniciativa da empresa Guiato já foi realizada em outros países, obtendo significativos resultados. Só na Europa, pelo mesmo modelo, já são mais de 3000 árvores plantadas.
Um alto volume de dióxido de carbono (CO2) é liberado em qualquer atividade que utilize a combustão de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural ou petróleo. Outros gases como o metano, emitido na putrefação de resíduos orgânicos e fezes animais, também contribuem para o agravamento de um efeito natural, o Efeito Estufa. Portanto, direta ou indiretamente, todas as atividades geram algum tipo de impacto, que deve ser reduzido ao mínimo possível, com a redução do uso de recursos naturais e de emissões de Carbono, ou mecanismos compensatórios, como o plantio de árvores.
Uma árvore, por realizar a fixação de Carbono em seu processo de Fotossíntese, gera um mecanismo de acúmulo de emissões de dióxido de carbono, bem como os efeitos de conforto térmico, paisagismo, controle de processos erosivos e preservação de nascentes de rios. Portanto, esta é uma iniciativa muito importante, na qual O Blog do Mestre está aderindo a partir deste mês.

 

Veja também: (Ciência e Saúde) Pegada Ecológica

 

 
>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários