Significados das bandeiras (11) - Estado do Amazonas

Curiosidades

Na bandeira do Amazonas, temos as cores branca, azul e vermelha. As duas primeiras têm origem na bandeira nacional e em muitas outras referências históricas possíveis, tais como a bandeira do Condado Portucalense, ou no branco como sinal de pacificação. Já a cor vermelha da bandeira possui como significado histórico a participação de tropas deste estado em Canudos, em época próxima da elaboração desta bandeira.

Atualmente, as bandeiras possuem formato retangular e sem avesso, mas era possível a existência de bandeiras de formato quadrado, como era o caso do modelo anterior ao atual, com duas diagonais separando em regiões superior e inferior em azul claro e branca na direção esquerda-direita.

A instituição desta bandeira se deu por meio da Lei n° 1.513, datada de 14 de janeiro de 1982. O decreto n° 6.139, de 10 de março do mesmo ano, oficializou o seu uso.

AM
[Imagem: Wikipedia]


As estrelas de cinco pontas, ditas heráldicas, são outra tradição em bandeiras e brasões estaduais, estando presentes em número de 25, que é o número de municípios deste estado que e existiam em 4 de agosto de 1987, cuja estrela maior nada mais é do que a capital estadual, o município de Manaus. As demais estrelas representam, (seguindo da esquerda para a direita), os municípios:

Borba;
Silves;
Barcelos;
Mauês;
Tefé;
Parintins;
Itacoatiara;
Coari;
Codajás;
Manicoré;
Barreirinha;
São Paulo de Olivença;
Urucará;
Humaitá;
Boa Vista;
Moura;
Fonte Boa;
Lábrea;
São Gabriel da Cachoeira;
Canutama;
Manacapuru;
Urucurituba;
Carauari;
São Felipe do Juruá.

O modelo atual sofreu discussões de melhoramento antes de sua oficialização, haja vista tamanha semelhança com a bandeira estadunidense, sendo proposto um modelo que não veio a se consolidar, nem mesmo chegando a ser popularmente conhecido. Queria-se repetir o esquema de representar os municípios, 44 durante as discussões, sem o destaque à Capital.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários