Qual a temperatura ideal para o Ar Condicionado?

Variedades

Nestes dias de verão cada vez mais intenso, os ventiladores e, cada vez mais populares' os aparelhos de ar condicionado já são itens fundamentais nas residências e pensados desde a concepção do projeto. Em escritórios, também é muito usado este tipo de aparelho.  Quem não tem um em casa, se vira como pode: vale até uma visita ao Shopping para se refrescar.

Mostrador de temperatura
[Imagem: Jet]


Tamanho é o seu uso, que no pico de aquecimento diário, entre as quatorze e quinze horas, há um pico de consumo energético em todo o País. E é nessas horas que o problema se acentua. O aparelho é ligado e, principalmente em ambientes coletivos como escritórios e salas de aula,  surge a grande polêmica: em que temperatura ligar?

E este problema é sério. Há casos de instituições que desistiram de usar um sistema coletivo em suas instalações pelo excesso de reclamações. Explicável por efeitos biológicos, há uma sensação maior de calor pelos homens, o que faz com que eles queiram temperaturas mais baixas do que as mulheres.

Alguns especialistas na biologia humana não se arriscam a comentar qual seria a temperatura de equilíbrio para contentar a todos, mas existe um bom chute. Para uma condição agradável de sobrevivência, entre outros quesitos, temperaturas na faixa dos 20 a 23°C seriam as ideais.

Também vale ressaltar que não abusar do resfriamento proporcionado pelo aparelho de ar condicionado promove uma redução de consumo, visto que as temperaturas de verão estão mais próximas dos 20°C do que dos 15°C. Apesar de que esta faixa seja ideal, é impossível evitar a sensação de resfriamento demasiado por quem estiver 'na mira do ar', ou seja, em sua frente. Uma solução conciliadora, portanto, seria dispor os homens nestas posições, aumentando a sensação de resfriamento deles e deixando as mulheres mais confortáveis também ao ficarem mais afastadas.







GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários