O que é superlargura?

Variedades

Quando um veículo trafega em uma rodovia, nos trechos em reta (tecnicamente chamados de tangentes), existe certa liberdade de movimento nas laterais devido a uma folga existente na largura das faixas. Mas, se observarmos os trechos em curva, é necessária largura maior para que os veículos em sentidos opostos tenham esta liberdade de movimento e não colidam, e este acréscimo é chamado de superlargura.

[Imagem: Psicologia em trânsito]


Além dos efeitos reais de aumento do gabarito ocupado pelos veículos, a superlargura também auxilia a proporcionar maior conforto visual, pois distorções visuais geram sensação de confinamento nos trechos em curva. Outras alterações são feitas em trechos de curva, como a alteração da inclinação dos bordos da pista ou superelevação, também para melhoria das condições de conforto e segurança.

Para definir qual a superlargura de uma curva, é necessário conhecer alguns parâmetros como a velocidade de projeto ou diretriz, assim como parâmetros geométricos de um veículo de projeto, definido por estudos de tráfego. Definido este valor, sua distribuição ocorre de forma simétrica ou somente no bordo interno da curva, de acordo com o raio da curva.

Falou-se em distribuição porque o acréscimo de largura não se dá de forma brusca, sendo distribuído linearmente de zero ao valor total de superlargura. Ainda assim é possível perceber a sua existência ao botar o pé na estrada e parar para observar um pouco, principalmente em trechos de relevo ondulado e montanhoso.






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